sexta-feira, 18 de setembro de 2009

The time

Putz! Falar sobre “O Tempo”, “The Time”, “час”,” 時間" (by google traslation), isso ai é complicado, imagina só, eu ia falar sobre o tempo, mas, agora ele já passou, por isso fico meio confuso, o que é na verdade o tempo?
Para uns caras meio malucos da física, o tempo é uma dimensão do espaço, a quarta dimensão, talvez até, seja a única dimensão real, e, também que o tempo seria um dimensão superior a da mente. Bom, daí já não sei, mas, acho melhor pensarmos no tempo divido em dois, o tempo comercial e o tempo real.
Acho que o tempo comercial seria o tempo que veio para nos auxiliar a se organizar, a nos ajudar a constituir uma sociedade “civilizada” com horários, compromissos, bom, mas daí tu pensa, será que ela veio nos auxiliar? Ou, na verdade, ele foi feito para nós sermos ainda mais robôs servindo o “estado”, isso ai já é de cada um, mas ninguém sabe ao certo se são os “aliens” que nos controlam, e criaram o tempo para termos um momento para dormir, que na verdade é o momento que eles vem e fazem as experiencias.
A hora, dia, semana, mês, ano, para mim são epenas divisões e sub-divisões do tempo que o ser humano criou para poder talvez, intende-lo e explica-lo melhor, e também para organizar-nos. Sim, até ai tudo bem, mas, outro problema, a terra é redonda, e em diferentes locais do mundo, ao mesmo “tempo” temos quantidades de luz solar diferentes, isso é um grande problema, pois, se aqui é 9 da noite e é escuro, no japão que fica do outro lado do mundo, seria as nove da noite, mas, seria dia, isso seria uma confusão total. Então, o homem, criou o Meridiano de Greenwich, que é uma linha imaginária que passa sobre as localidades de Greenwich e corta o mundo verticalmente, e com ele, podemos definir os fusos horários, que são variações do horário de local pra local. A cada quinze graus de largura longitudinal, para direita, a partir do Greenwich, adicionamos uma hora ao horário global do Greenwich, e, para esquerda reduzimos uma hora.
Sobre o tempo real nem vou falar, acabei de ler um texto aqui enorme falando sobre o tempo, bá, que coisa maluca, no momento acredito que a cada dia os cientistas se contrariam tentando explicar como o tempo funciona, por isso nem vou comentar sobre ele, mas, pra quem quer ler, clica aqui.

Valeu, abraços pra todos, Grégory

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Olá!

Muito interessante o texto do Instituto de Matemática e Estatística da USP!!!

Então, é melhor ficar mesmo no tempo comercial... Tá bom... Pergunto: é a mesma coisa que a gente, em Geografia, chama de Hora Legal!?

Até,

Prof. Donarte.