sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tempo

O que é o tempo...

Hoje, ao procurar "tempo" no famoso site de buscas você acha vários "links" para previsões do tempo, no caso, a temperatura, se irá fazer sol, se choverá.Já para a Física este conceito é definido como a relação entre espaço/tempo. Segundo a teoria da relatividade "o tempo transcorrido entre dois eventos não é o mesmo para dois observadores em movimento relativo".O que é totalmente concordável para mim.Eu acho que o tempo, em termos de acontecimentos decorridos, um após o outro, não passa , pode-se dizer, na mesma "velocidade" para duas pessoas que estáo realizando coisas diferentes, pois, quando você está fazendo algo que gosta, tem a sensação de que o "tempo" passou rápido.Já se você não gosta do que está fazendo, o "tempo" parece passar mais devagar.

O dia pode ser definido, na minha opinião, com apenas uma frase, o período temporal para a total rotação de um planeta, o que no Planeta Terra dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.Informação na qual eu tomei conhecimento no dia em que o Professor Donarte nos entregou um polígrafo,na "época" estávamos estudando os planetas, o sol etc.Outra informação que tomei conhecimento por via de meu professor foi de uma teoria de Einstein que dizia: "Digamos que dois irmãos gêmeos com 15 anos fossem separados,um fica na Terra, e outro entra numa nave e fica girando em orbita da Terra na Velocidade da Luz durante 30 anos.Após isso eles se encontram novamente. O que ficou na Terra possui agora 45 anos, já para o outro, o tempo não passou, ele possui agora 16 anos".Extremamente interessante, mas para falar a verdade, na minha opinião isto não aconteceria, pois, o "tempo" não passa conforme os dias passam, ou os anos,séculos etc.Nós envelhecemos pois é assim que somos "feitos",não importa quanto tempo dura um dia, se por exemplo, viajássemos para um planeta no qual o dia demora 48 horas para passar , teremos então envelhecido dois dias Terrestres , não apenas um, pois é dessa forma que envelhecemos.Segundo o meu conceito de dia, citado acima, o dia é o período de total rotação de um planeta, mas e se o planeta parasse de girar, não envelheceremos?

A "Hora", é constituída de 3600 segundos,ou 60 minutos (conjunto de 60 segundos), mas não me pergunte o que são "segundos".Se foi dito que um dia possui 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, arredondados por todos para 24 horas, uma hora é, logicamente, 1/24(um, vinte e quatro avos) de dia. Greenwich, é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich(cidade localizada perto de Londres, Reino Unido), e divide o Globo Terrestre em Oriente e Ocidente, permitindo-se calcular a longitude.Quando o Brasil aderiu a convenção de Greenwich, os fusos foram criados, obedecendo os interesses políticos e econômicos da época.São Paulo que está oficialmente no mesmo fuso de Mato Grosso preferiu juntar-se aos demais estados do litoral, a maioria com uma hora de diferença.Para facilitar as transações comerciais com as unidades, digamos, mais prósperas.O Rio Grande do Sul também está incluído no GMT-4, mas ficou, pelas mesmas razões, que São Paulo.

Na minha opinião, o meu conceito de "Tempo" foi completamente esclarecido neste texto, espero que tenha esclarecido ou até mudado o seu.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Volk!

Em teu texto, conseguistes tratar da diferença entre "tempo" e "clima" (ou, mais precisamente, entre "tempo meteorológico" e "clima"), entre tempo (no sentido científico e filosófico) e o modo como as pessoas percebem o tempo, que é a "temporalidade" que elas têm...

Até mais,

Prof. Donarte.