sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que é o tempo?

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas reclamando por falta de tempo. Todo mundo é guiado por períodos, horas, minutos... Sem isso a ordem que conhecemos hoje seria inexistente. Mas afinal o que é o tempo? Segundo o míni dicionário Aurélio, de 1993, “o tempo é uma sucessão de anos, dias, horas, etc., que envolve a noção do passado, presente e futuro”. O tempo não passa de uma marcação criada pelo homem para limitar períodos, fases importantes de sua vida ou de determinada civilização.

Mas, o que é a hora? O míni dicionário Aurélio, 1993, diz que a hora é “a 24ª parte do dia natural, ou do tempo que a Terra leva para fazer uma rotação completa sobre si mesma; tempo exato”, A hora é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra. Uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos. A hora foi originalmente definida no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal.

Todas essas divisões são feitas com base no Meridiano de Greenwich, que é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT). Apesar da confusão em relação ao meridiano principal, já no ano de 1884 mais de um dois terços dos navios usavam o Meridiano de Greenwich como referência de longitude. No mês de outubro daquele ano, sob os auspícios de Chester A. Arthur, então presidente dos Estados Unidos, 41 delegados de 25 nações se encontraram em Washington, DC para a Conferência Internacional do Meridiano. Esta Conferência selecionou o Meridiano de Greenwich como meridiano principal devido à sua popularidade.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem!

A hora é uma parte do tempo...

:)