domingo, 27 de setembro de 2009

Simplesmente, existe!

Hoje em dia, pouco tempo temos para pararmos e refletir sobre as coisas maiores que nós mesmos. Até porque é uma tarefa um tanto que difícil, pois o ser humano tem uma certa dificuldade para entender as coisas que ele não participa/participou, ou as q ele não viu. Uma dessas coisas difíceis de serem intendidas é o tempo.

Na primeira linha usei a expressão: "Pouco tempo temos...", talvez seja por essa falta de tempo, que não saibamos as respostas para as maiores perguntas da humanidade, porém, sim, o tempo existe, apesar de não vermos, não mudarmos (na visão de Newton), nós simplesmente sentimos o tempo. Na antiga Grécia, antes mesmo de Cristo, a religião e muitas outras coisas existirem, os grandes estudiosos já tinham em mente que algo maior existia e regia o mundo, e então aquele desejo humano de descobrir e aprender o que vai além dos nossos sentidos (hoje já 'ultrapassado') começou a atuar.

Eratóstenes foi um desses grandes pensadores, mesmo sem nem metade das ferramentas tecnológicas que temos hoje, executou com invejável precisão um cálculo que dizia que a circunferência total da terra, ele errou por pouco. Infelizmente, não é possível em um só texto relatar todas as descobertas gregas, mas posso ressaltar que proporcionaram muitos avanços, em relação à astrologia e ao movimento dos planetas.

Foi de também grande importância as histórias da mitologia grega. Com base na mitologia grega, o dia (23H 56min e 4s, ou um giro completo da Terra sobre ela mesma) era filha da deusa da noite Nix com o deus da escuridão Erebo, e se chamava Hemera, foi uma das primeiras personificações do Sol. Nos tempos de hoje definimos dia como : Intervalo de tempo que dura a rotação de um planeta sobre ele mesmo.Porém tempo é um assunto tão abrangente, que já houve até quem "duvidasse" sobre sua existência.

Einsten, certo dia apresentou uma teoria que propunha que o tempo não passava da mesma forma para todas as pessoas, dizia que para alguém que estivesse a velocidade da luz, o tempo demoraria mais a passar... algo que meio incompreensível para a sociedade de hoje, mesmo já tendo sido feito estudos que "comprovam" essa teoria.

Um dia possui, aproximadamente, 24 horas. Mas o que são horas? Hora é o intervalo de tempo que leva para a Terra girar 15º sobre ela mesma. Porém, como a Terra tem sua superfície muito extensa, é impossível que todos os lugares do mundo estabeleçam o mesmo horário, então que tal cada país estabelecer o seu horário independente? Ótima ideia! Mas o ser humano também tem um chato desejo de querer ser único, o que na verdade é, porém quer demonstrar isso à todos. Logo, resolveram definir uma linha para ser o centro dos horários, aquele que define quanto tempo os outros horários, hoje chamados de fusos-horários, irão se adiantar ou atrasar em relação a ele. Por razões políticas, foi criado o meridiano de Greenwich, cujo recebeu esse nome por passar pelo meio da localidade de Greenwich, na Inglaterra. Na minha opinião,foi só mais um motivo para deixar a Europa no meio de nossos mapas, porém ainda não tenho direito de opinar em coisas tão importantes, então continuarei estudando para um dia, quem sabe poder mudar isso.

Mas uma coisa tenho quase certeza: o tempo simplesmente existe, passa bem diante de nossos olhos, mas mesmo assim, não temos mais a oportunidade de vê-lo passar, sorte dos gregos, que olhavam para o céu e assim calculavam distância na época inimagináveis... enquanto as pessoas do nosso tempo ainda "precisam" ter relógio digital, por não saberem ler os ponteiros.





P.S.: Desculpe a falta de pontualidade, só pude entrar no blog para fazer o meu cadastro sexta-feira pela noite (25/09). Desde já obrigado pela compreensão.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Roger,

Fizestes um bom texto que nos alerta para a falta de tempo para pensarmos sobre várias coisas da vida, inclusive o tempo...

Terá sido por isso que os gregos, como comentas em tetu texto, puderam inventar, descobrir e compreender tantas coias!? Terá sido porque sabiam lidar melhor com o tempo, não deixando serem escravisados por ele!?

Pensemos...

Abração do prof.,

Donarte.

P.s.: ócio criativo, para que te quero...