domingo, 20 de setembro de 2009

O que para nós significa o tempo?

O que na verdade seria o tempo? Porque o seguimos diariamente?Essas são perguntas muito difíceis de responder e ao mesmo tempopodem parecer óbvias. Imaginemos como seria nosso dia-a-dia sem otempo, iria ser uma bagunça total. Como as pessoas que tem tanta tecnologia em seu alcance iriam viver sem o tempo, que parece ser umadas coisas mais importantes para o ser humano.
Somo ligados a ele, não é mesmo? Se não tivesse o tempo, comosaberíamos a hora certa de ir para o trabalho ou para o colégio? Antigamente as pessoas, eram guiadas pela luz solar, e não tinham problema algum vivendo sem um relógio que os mostrasse a hora exata do dia, ao contrário dos temposque vivemos agora. Não seria normal se vivenciássemos um dia sem escutar ouao menos falar que não tem tempo para fazer algo, que faltou tempo paraentregar um trabalho ou para pagar uma conta.
Com o passar dos anos, ao invés de usarmos a luz solar como referência, em1851, criou-se o Meridiano de Greenwich, o mesmo separou nossos continentes,dando origem aos fusos horários correspondendo ás horas. Cada um dos fusos horários correspondem a uma linha imaginária do meridiano de Greenwich.
Com relação dicionário brasileiro Globo, Tempo é a "Duração limitada dascoisas; períodos; época; estado atmosféricos; duração de cada parte do compasso."e a Hora é o "Período de sessenta minutos; pequeno espaço de tempo; momento preciso...". “Segundo a teoria da relatividade o tempo transcorrido entre dois eventos não é o mesmo para dois observadores em movimento relativo. Por exemplo, o tic-tac do meu relógio não será igual ao do seu se estivermos em movimento relativo um ao outro."

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Olá! Janaina!

O tempo que nos organiza pode, as vezes, servir para nos escravizar!?

Abraço,

Prof. Donarte.