terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ecologia e cidadania

O livro critica o conceito de ecologia das escolas e defende que o meio ambiente é muito importante, incluindo nós, seres humanos. É por esse motivo que não devemos tratar essa questão de forma tão egoísta. O livro também chama a atenção para a preocupação com o que está mais próximo, como por exemplo, a nossa casa. Assim como o natural, o ambiente construído também deve ser preservado.
O surgimento da ecologia, espécies ameaçadas e preservadas, a relação entre o homem e meio ambiente e projeto também são tratados. Minc ainda fala sobre o escravismo da ecologia urbana, o escravismo de ontem e o de hoje.
Alguns dos pontos abordados são que os transportes são grandes poluidores de ar, recursos hídricos, lixo urbano. Algumas soluções são apontadas ao longo do livro, como a educação ambiental nas escolas e na sociedade. Então a indústria do parto, a invasão farmacêutica, esterilização são problemas para os quais não devemos deixar passar. Contaminações de fábricas, questões políticas não ficam fora da discussão.
Algo que não podemos esquecer é que nesse livro a ecologia é dividida em: ecologia urbana, humana e no trabalho. O que o autor quer afinal com tudo isso é mudar mentalidades e comportamentos, pois leis não são suficientes e ecologia não é caso de polícia.

OPINIÃO: O que eu achei que seria uma grande perda de tempo, acabou se transformando em uma maneira de aprender mais. E não é qualquer coisa, é algo que vale a pena ler, não só por tratar do meio ambiente, mas por tratar até de nós mesmos e começarmos a ver a discussão de outra maneira. Ecologia e cidadania são dois fatores que estão sempre presentes mo nosso cotidiano e que a maioria não entendem o que são de verdade, o livro simplesmente dessa grande porcentagem que não entendem e nos coloca acima, nos dão entendimento e vontade de descobrirmos sempre mais e o mais importante: nos dá vontade de cuidar e respeitar.