terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Quem é Carlos Minc?

Carlos Minc é atualmente o Ministro do Meio Ambiente, estudou no Colégio Aplicação da UFRJ e, em 1967, foi vice-presidente da Ames (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas).Líder estudantil, participou ativamente da resistência contra a ditadura militar, sendo preso em 1969, com 18 anos, e exilado.Em 1979, com a Anistia, voltou ao Brasil. Foi professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ, obteve o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorou-se em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne (1984).Fundador do Partido Verde com Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis e outros companheiros, Minc foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, em coligação com o PT.

O Livro Ecologia e Cidadania:

O livro de Carlos Minc me fez refletir sobre o que pensava que entendia ser ecologia. No momento que ele critica o conceito de ecologia utilizada na escola porque elas não passam de teorias e se limitam muito às matas, baleias e tudo o que está distante do nosso dia a dia. Ele refere que meio ambiente é tudo, inclusive nós, seres humanos e nossa casa, sem ignorar o que esta a nossa volta, pois devemos vivenciar a ecologia e não teorizar. Minc nos leva a pensar sobre a questão do patrimônio histórico e cultural como meio ambiente. Assim como o natural, o ambiente construído também tem que ser preservado. É um discurso que percebe o meio ambiente, ligado à cidadania e ao cotidiano, relata experiências sociais que visam à transformação social. Ele aborda muitos problemas o qual vivenciamos alguns antigos, outros não, mas também oferece possíveis soluções para estes mesmos problemas.
Minc também faz um breve relato sobre o surgimento da ecologia, espécies ameaçadas e preservadas, a relação homem e meio ambiente, Projetos Tamar, Lontra, Baleia Jubarte (...). Fala ainda sobre a ecologia urbana e as doenças que afetam o mundo e aos transportes como grandes poluidores do ar, mas que há soluções possíveis. Em seu livro, ele também se refere aos Recursos hídricos e lixo urbano. Diz que a Educação ambiental nas escolas e na sociedade é um caminho, pois desempenha um papel essencial e que a saúde é paralela à ecologia e isto valida à preocupação com as indústrias, a invasão farmacêutica, entre tantas outras muito citadas na mídia. Porém, não podemos nos prender a isto somente. Afinal, ecologia é tudo.
Ecologia neste livro é dividida em: ecologia urbana, humana e no trabalho. O desafio que se apresenta é mudar mentalidades e comportamentos, pois leis não são suficientes e ecologia não é caso de polícia. Para que haja equilíbrio entre a ecologia e a cidadania se faz necessário a criação de uma gestão participativa no que se refere aos recursos ambientais e sociológicos.


-- O SOR ESSA É A RESENHA DO “ MAURICIO PEIXOTO”, QUE ELE NÃO É ESCRITOR DO BLOG E TALS.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Obrigado por "postar" a resenha do Peixoto, caro Pedro...