terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ECOLOGIA E CIDADANIA, CARLOS MINC

O livro fala sobre o meio ambiente e como o tratamos, reações e os efeitos nos quais o mundo sofre.
Entidades contra todos os tipos de poluição, tentando conscientizar as pessoas da destruição. O mundo está reagindo conforme vamos destruindo como o aquecimento global, falta de saneamento, desmatamentos, energia em excesso.
Como a sociedade se transformou no que é, fala sobre os culpados de tudo que está ocorrendo. Minc fala sobre suas idéias, críticas, suas causas e conseqüências, no que a sociedade se transformou o que fizemos com o planeta de tal forma que hoje alguns cidadãos devem se questionar: até quando o nosso planeta vai ter vida? Se vamos ter água o suficiente para todos? É uma preocupação, pois se tivéssemos cuidado do mundo desde quando a vida começou no mundo, hoje talvez nem se falasse em “o mundo vai acabar”. Isso já vem ocorrendo desde a pré-história com o Neolítico (sedentários) desde ali o mundo vem sendo destruído devagar.
Minc mostra dados e números, sobre diversos acontecimentos de algumas empresas de diferentes áreas da indústria. O Ministro quer por em pratica alguns projetos como programas comunitários de reciclagem, despoluir córregos e rios com a ajuda das comunidades. As pessoas gastam muito tempo com carros, conseqüentemente poluindo mais, transportes, as fumaças que saem diariamente dos ônibus que não tem necessidade, pois a outros meios de transportes e saudáveis para cuidar mais no nosso meio ambiente e de nós, como andar de bicicleta, caminhar, etc., e muitos paises estão adotando esse meio de transporte.
Pessoas que não percebem que polui de várias maneiras como sonoras, gases nocivos à raça humana e plantas.
As indústrias farmacêuticas laboratoriais também destroem o planeta, na parte da cidadania, tem lucros em remédios, antes de ser aprovado é testado em cobaias humanas, que por maioria das vezes são pessoas de baixa renda.
As Cesarianas é um outro erro, há médicos que faz com que a pessoas se submetam a ela apenas para seu próprio beneficio.

CONCLUSÃO:
“Os cidadãos deveriam pensar melhor no que vão fazer o que vão afetar, quais vão ser as conseqüências, no que isso vai prejudicar. Se conscientizar que o planeta é nosso e devemos cuidar, limpar, e não sujá-lo com agrotóxicos com fumaças poluentes, cuidar mais no que é necessário, e pensar melhor em nossos atos no nosso dia-dia.”