terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania


Carlos Minc neste livro, aborda assuntos de extrema importância quanto ao habitat de onde vivemos.
Dia após dia o considerado “Homem” espalha agrotóxicos na natureza, polui o ambiente com milhares de carros, a maioria desnecessários pois é costume uma pessoa dirigir com uma carro que nos “designs” atuais cabem cinco. Porém, não adianta mais ensinarmos a todos as famosas frases: “Economize água”, “Escove os dentes com a torneira fechada” etc, o mundo necessita de uma explicação histórica política dos motivos da atual degradação não linear ocorrente no planeta terra, digo atual pois quase que utopicamente podemos dizer que isso será concertado e que o homem poderá voltar atrás de tudo que já fez ao planeta, mas como a esperança é a ultima que morre..., mas, devemos esperar? Acho que não, se esperarmos ela vai morrer e daí tudo acabou, o homem faz parte do sistema ecológico da terra, também precisamo entrar em ação, todos precisam colaborar.

Capitulos que me seduziram :


Capitulo 6:
A falta de cuidado com o meio ambiente pode ocasionar diversos problemas a população do local, a falta de fiscalização e colaboração de pessoas podem acarretar a reprodução de insetos portadores de doenças, como o mosquito da dengue.
Com a praticidade e velocidade dos “Fast-Food” ocasiona um aumento de consumo e um aumento de inserção de alimento de má composição nutricional, que é necessária. A falta de prática de exercícios físicos também piora a situação, junto com a má alimentação pode causar obesidade mórbida que acarreta a morte não natural do individuo.


Capitulo 7:
A maioria das fábrica dependem do uso de produtos químicos para a manufatura do produto, muitos deles químicos. A incorreta dispersão desses produtos é prejudicial ao meio-ambiente. Porém poucos pensam que se uma empresa está despejando produtos em um rio ou lago, a condição interna dos trabalhadores provavelmente é precária.
Outro problema semelhante seria nos garimpos o uso de mercúrio pelos garimpeiros para ajudar na procura ao outro. Eles sabem dos perigos porém precisão do sustento e como não tem condições de arrumar um melhor emprego continuam no ramo.


No Sub-capítulo “Chumbo e benzeno” achei interessante a retirada do Chumbo Tetraetila da gasolina, a duvida que me restou foi se a retirada acontece apenas no Rio ou já está implementada em outros locais.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Oi!
Que eu saiba é só lá!
Os EUA também retiraram da sua!