sábado, 5 de dezembro de 2009

Carlos Minc - Ecologia e Cidadania

Ecologia e cidadania é um livro que denúncia e que nos faz refletir o quanto o nosso planeta está doente. Apesar das entidades, ONGs ecológicas que se esforçam na luta contra todo o tipo de poluição, a destruição parece estar avançando rapidamente.O degelo das geleiras vítimas do aquecimento global, queimadas tornando a terra infértil, lixos jogados indiscriminadamente sem controle, falta de saneamento, falta de alimentação, a falta do tratamento da água que faz com que o mosquito da dengue se prolifere, os gases jogados na atmosfera, o óleo derramado nos mares, o lixo atômico, os agrotóxicos, a chuva ácida, exploração do trabalho infantil, os canaviais e os bóias frias são temas tratados e mostram que os únicos que se beneficiam em lucro com esta destruição são os usineiros e grandes latifundiários. Chico Mendes grande revolucionário teve algumas vitórias importantes em defesa da Amazônia; Netinho é outro exemplo, no qual, liderou campanhas como ação da cidadania contra a fome. As indústrias farmacêuticas laboratoriais que fazem parte de outro pedaço desta destruição, na parte da cidadania, se beneficiam no lucro de remédios que antes de serem aprovados são testados em cobaias humanas, que na maioria das vezes são pessoas de baixa renda, estas indústrias se aproveitam da necessidade daqueles que precisam de algo. As Cesarianas são outros erros de proceder, quando não é necessário, o médico faz com que as pessoas se submetam a ela apenas para seu próprio benefício. O Greenpeace documentou diversos acidentes de embarcações americanas e de diversos outros países, com frotas nucleares e suas conseqüências poluentes no fundo do mar. A luta também contra a mudança do código florestal e a defesa de outras importâncias nos quais temos de ser conscientes e não deixar de lado. Apesar de todo este terror com o meio ambiente, temos algumas alternativas como à energia eólica, energia solar, o gás natural, seja assim, um modo de energia que não cause impacto ambiental.

Me trouxe uma grande perspectiva este trecho no final do livro para que após a leitura, e reflexões sobre, possamos enxergar tudo a nossa volta com outro ponto de vista, aquele que sempre nos deixamos escapar.

"O desafio imposto é de dimensão filosófica, política e civilizatória. Pensar global e localmente e agir local e globalmente implica alimentar grandes utopias, ampliar e utilizar conhecimentos científicos e estabelecer uma ampla frente de atuação, capaz de transformar desigualdades, agressões e desperdícios em práticas e atividades integradas por outros princípios, tendo a natureza como aliada e a autonomia e as liberdades como oxigênio vital".