segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania

O livro “ecologia e cidadania” teve como objetivo questiona o meio ambiente e a sociedade onde nós vivemos. O autor propõe uma criação de uma gestão que realmente participe nos recursos ambientais e sociológicos.
No livro fala muito o assunto de ecologia seja ela no meio atual urbano ou rural, mas não deixa de criticar o modo com que nós agimos e pensamos. Retrata a ecologia no nosso dia-a-dia e como nós vemos isso na mídia, na política e em outros meios de comunicação, trazendo assim uma sensação para o homem de apoiar qual quer sentimento que envolva o meio ambiente.
Carlos Minc o autor do livro deixa uma mensagem bem clara sobre a ecologia nós precisamos ajudar ela mais urgente possível porque sem ela nós não somos nada, mas para isso se tornar realidade nós devemos botar a mão na consciência e pensar um pouco. Minc alerta para a preocupação também com o que está mais próximo, por exemplo, nossa casa. Nos leva a refletir sobre a questão do patrimônio histórico, cultural como meio ambiente. Assim como o natural, o ambiente construído também tem que ser preservado. Com tudo isso que acontece o livro faz com que nós refletíssemos sobre o meio ambiente e a cidadania que estão completamente ligados.
Também demonstra o prejuízo ambiental causado pelos poluidores que são nada mais alem que as fabricas do ambiente e não culpa somente o ser humano nesta história toda, levando muito em evidencia no meio ambiental e no conhecimento sobre ele, ressaltando as questões dos desmatamentos, das enchentes, e de outros fenômenos ambientais que resultam em tragédia.

OPINIÃO:

Depois de ler esse livro percebi que não tinha nada a vê com que eu achava antes, achei o livro muito bom, pois tem uma forma bem objetiva no assunto trazendo os erros dos seres humanos com a natureza em si e sua cidadania. Lendo o livro me lembrei do filme 2012, ele fala que serão raios do sol que abalaram a estrutura terrestre e daí se desencadeou uma série de catástrofes naturais, mas isso vem ao acaso, pois pessoas estão cada vez mais poluem o meio ambiente e quem sabe no futuro próximo isso aconteça.
Para o mundo melhorar ta na hora de alguém fazer alguma coisa urgente, não adianta só prometer não fazer nada esta na hora de acordar e agir para vida.