sábado, 5 de dezembro de 2009

Resenha Crítica - Ecologia e cidadania

No livro "Ecologia e Cidadania" - Carlos Minc, o autor trata de diversos temas, todos muito atuais. Ele começa o livro com uma reflexão sobre o que vem acontecendo através dos anos, como a relação do cidadão com o meio ambiente, a mudança de comportamento e pensamento dos ambientalistas, e como a sociedade os vê. Depois ele enumera diversos problemas socioambientais, suas causas, consequências, e o que mais me fascinou nessa obra, ele além de falar sobre os culpados, e se queixar de como a sociedade de hoje se transformou no que é, dá várias possibilidades, todas viáveis, de soluções para os maiores problemas, tanto no meio ambiente, quanto na sociedade, até porque os tais problemas sociais, na maioria das vezes são forçados por problemas ambientais.
Minc expõe muito bem suas ideias, dá seu ponto de vista, porém sempre associando-a com a realidade e seus fatos, apesar de às vezes dar algumas "alfinetadas" em certas empresas/organizações, algo que me agrada, em determinadas situações.
Além de tudo isso, ele levanta dados e números , sobre diversos acontecimentos de algumas empresas de diferentes áreas da indústria. Também, são os projetos que o Ministro almeja um dia botar em prática, programas comunitários de reciclagem, e formas mais conscientes de reutilizar o lixo, distribuir a renda e despoluir corregos e rios, com a ajuda da comunidade.
Minc, em certo ponto do livro, critica de forma sutil o capitalismo que se implantou rapidamente no mundo inteiro. Por exemplo a cesariana, Minc a critica por ser um procedimento caro e que facilmente poderia ser substituído por métodos mais seguros e benéficos à saúde, outra coisa que o Ministro do Meio Ambiente critica em seu livro, ele diz que o cidadão dos grandes centros urbanos está se esquecendo de viver, talvez até por não ter mais tempo para isso, algo que parece um pouco óbvio, porém nunca tinha me dado conta disso : o trabalhador assalariado de hoje em dia, nas grandes metrópoles, gasta muito tempo diariamente de carro, indo/voltando (se locomovendo) pela cidade, ou seja, polui de várias maneiras : sonora, ou com gases extremamente nocivos à saúde humana e das plantas; ainda diz que, caso a renda fosse descentralizada, ou seja, melhor distribuída, não só para as grandes metrópoles mas também para o meio rural, talvez práticas como o uso indiscriminado de agrotóxicos, os quais podem, além de modificar drasticamente o alimento, causar sérios problemas para o solo e para o que tem debaixo dele... às vezes até mesmo água potável.
No fim das contas, o Ministro fez um ótimo livro, o qual escreveu sua primeira edição em 1997. O que me provocou alguns questionamentos foi a sua atitude, verdadeira, porém sem precedentes de, em um show de reggae no Maranhão, subir ao palco e defender de forma explícita a legalização da maconha, algo controverso, tendo em vista suas atitudes para apaziguar as desigualdades e os problemas sociais. Fica aí o questionamento: Será mesmo que é possível ter uma sociedade igualitária e verdadeira em relação aos pensamentos e atitudes de nossos lideres?