domingo, 6 de dezembro de 2009

Ecologia e cidadania

Neste livro o autor “critica” o que se tem por ecologia hoje em dia na escola sendo informações e conhecimentos que não chegam a “sair do papel”, Carlos Minc - autor- diz que tudo que nós conhecemos é meio ambiente, inclusive nós mesmos somos parte dele, sendo assim não podemos escutar as palavras meio ambiente e vir a nossa cabeça a imagem de árvores e animaizinhos. Nós não temos mais o direito de tratar esse assunto como se não disse-se respeito a nós mesmos. Temos que “tirar do papel” e fazer acontecer. Ele também fala para nos preocupar com as coisas mais próximas de nós como por exemplo o nosso próprio lar. Também nos faz pensar sobre as reservas naturais sendo como patrimônio histórico para nossa sociedade. E do mesmo jeito que amazônia é conservada e protegida, nós devemos cuidar do nosso “bonsai” que for para nos conscientizarmos que com pequenas ações nós de certa forma podemos mudar o mundo. Também fala sobre o meio ambiente que está "conectado" com a nossa sociedade e que fala sobre "projetos" que tentam fazer uma transformação na sociedade. Por exemplo : Projeto Tamar, Lontra, Baleia Jubarte,são todos voltados a esse pensamento.
Hoje em dia os grandes centros são organismos doentes , são fatos muito interessantes sobre as doenças que afetam o ser humano e as que afetam a maioria das cidades. Os transportes são grandes poluidores do ar, há soluções possíveis porém iria ser prejudicial ao bolso de algumas pessoas importantes, por isso não fazem uso das soluções. Recursos hídricos, lixo urbano, são pontos abordados e importantes pontos de discussão. Educação ambiental nas escolas e na sociedade serial um bom caminho, assim como educação sexual seria um bom caminho para prevenir doenças e gravidez indesejada mas se isso não for posto em prática e sair do papel provavelmente não gerará resultados. A educação ambiental desempenha um papel essencial mas sem vontade de nada adianta se não houver iniciativa, e a saúde é paralela à ecologia.

Opinião:
Professor, hoje em dia por ser um assunto tão importante e que diz respeito a todos nós a ecologia acaba sendo mais trabalhada em aula e em todos os lugares que nós vamos até no cinema, por exemplo aquele filme 2012, ele fala que serão raios do sol que abalaram a estrutura terrestre e daí se desencadeou uma série de catástrofes naturais, enfim, hoje em dia por causa da tecnologia as pessoas começaram a ficar mais sedentárias, tanto que quando uma pessoa está na rua tomando uma latinha de refrigerante não é capaz de atravessar a rua para jogar a lata no lixo e simplesmente sai caminhando como se nada tivesse acontecido.
Esta questão de ecologia como o próprio Carlos Minc disse se as idéias não começarem a sair do papel de nada adianta projetos e mais projetos em relação ao meio ambiente e a nada mais também.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Éééé... Tem coisas que são "internas" - nós e a mudança que podemos fazer; e, coisas que são "externas" - o Sol transformar-se em uma Gigante Vermelha!!!
Preparemo-nos para aquelas que podemos mudar: as internas!!!
Abraço,
Prof. Donarte.