terça-feira, 7 de julho de 2009

......Justiça......

A justiça é muito difícil de ser conceituada, ou explicada, pois ela não tem um significado único,ou uma definição, ela é uma palavra ligada a milhares de conceitos.Pois algo pode ser justo para um, e completamente injusto para outro

Eu não me julgo alguém que consiga conceituar paz, mas posso tentar explicá-la do meu ponto de vista.

A justiça, na minha opinião, foi criada quando a Paz não conseguiu "segurar as coisas".Pois se a Paz reinasse em nosso mundo, justiça não precisaria existir, pois a Justiça só precisa exercida quando não há Paz.

Ela existe para que cada ser humano perceba e consiga distinguir o certo do errado, para que cada um tenha o que é seu por direito, e para que todos exerçam seus deveres corretamente, para que todos sejam considerados iguais perante a lei. Se a Paz estivesse dentro de todos, como uma virtude, a Justiça só existiria para mantê-la.Mas isso não é a nossa realidade, a Justiça tem de ser exercida para que tudo ocorra nos conformes. a Justiça é a "exercedora ", a "executadora "da Paz.

Cada ser humano, a medida que vai conceituando a "Justiça" em seu ponto de vista, vai criando um senso de justiça, um senso crítico sobre o que é certo e o que é errado, o que deve ser feito, e o que não deve em cada situação de seu cotidiano.

Um dos pontos que leva a Justiça a ser muito difícil de ser executada é que quando você é o opressor, você terá um ponto de vista, e quando você é o oprimido, terá outro.É muito difícil uma pessoa conseguir se colocar no lugar da outra, e saber exatamente o que ela sente, ou o porque dela ter realizado um ato, pois cada um tem um ponto de vista, e se a pessoa realmente realmente personalidade ela não será induzida a realizar algo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Achei várias coisas importantes em teu texto, vejamos:
i) Pois é... Para uma pessoa, Justiça pode/ deve ser uma coisa; para outro, Justiça pode/ deve ser outra coisa... Constatado isso, temos um problema: não há conceito de Justiça...
Obs.: Eu penso diferente. Penso que podemos e devemos construir um conceito de Justiça. Para mim, esse conceito começa pela igualdade. Em outras palavras: onde há desigualdade, há injustiça. Assim, a igualdade poderia ser base para a Justiça...
O que achas disso!?
ii) Identificaste muito bem que a Paz depende da Justiça e que, no final das contas, a Justiça acaba sendo acompanha pela Lei (o que na minha opinião não é suficiente).
Obs.: No final das contas, em nossa sociedade, a Lei é a “executadora” da Paz – o que, na prática não é verdade, pois, como temos visto ela não tem funcionado.

O que achas disso!?