quinta-feira, 2 de julho de 2009

A paz depende da justiça

A segurança hoje em dia é muito precária.Ocorrem muitos assaltos e existe muita violência nas ruas, mas parece que a polícia não está muito interessada em quem infringe essa lei, pois é muito difícil vê-la rondando os bairros.
Deveríamos nos sentir seguros pelo menos na saída de nossos colégios, mas isso hoje não é possível.Somos assaltados quase em frente a ele.O que acontece é que não estamos seguros em lugar algum.Estamos sempre com medo e deixamos de fazer várias coisas por causa da violência que para muitos é uma coisa normal já que todos os dias assistimos a reportagens sobre pessoas mortas e assaltos.
Por isso que esse ano a campanha da fraternidade tem o lema ”A paz é fruto da justiça”.A paz seria fruto da justiça se ela existisse, mas isso não ocorre hoje em dia.Falar em paz é uma coisa comum, porque muitas pessoas a buscam. Não estamos falando de estar em paz com sua vida, de paz interior, mas sim de paz no mundo, de poder sair tranqüilos sem preocupações.
A justiça pode existir, mas para quem tem dinheiro, pois até isso que deveria ser um direito nosso, temos que comprar.Acho que nunca existirá paz porque sempre haverá pessoas de mau caráter ou que por necessidade precisam roubar para sobreviver, pois mesmo sendo muito triste, isso acontece.O que nos resta é andar sempre prestando atenção quando estamos nas ruas, nunca sabemos se não vamos ser vítimas dessa falta de justiça que existe em nosso país.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Pois é, cara Bibiana, é justamente essa a questão: analisemos o que acabaste de escrever:

“A justiça pode existir, mas para quem tem dinheiro, pois até isso que deveria ser um direito nosso, temos que comprar”

O problema é que alguns “têm dinheiro” e outros “não têm dinheiro”, ou, dito de outra forma, há pessoas que são extremamente ricas e pessoas extremamente pobres. Assim, numa sociedade em que “uns tem tudo” e “outros não tem nada”, não há Justiça, e, não havendo Justiça, não há Paz...

O que achas disso!?

Abração do prof.,

Donarte.

P.s.: Ah! E tem mais uma coisa interessante naquilo que escreveste: TUDO hoje em dia TEM de ser comprado... Que tal!?