terça-feira, 7 de julho de 2009

Justiça e suas Definições

Segundo Aristóteles, a justiça é a virtude de ordenar e dirigir a convivência humana. Se pararmos para pensar, ele sempre esteve certo quanto a isso, pois se não houvesse relações entre as pessoas, não seria preciso existir a justiça, e muito menos existiria injustiça, nem os problemas sociais que infelizmente nos cercam.
A injustiça também é muito discutida, é um ponto forte dos problemas no mundo, que parte normalmente de uma série de problemas sociais, como por exemplo, a desigualdade social. Esses problemas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, e piorando cada vez mais, chegando ao ponto de ser quase impossível de serem resolvidos. Definir o conceito de injustiça é um pouco complicado, pois cada indivíduo tem seu ponto de vista em relação ao mesmo, e o que é considerado injustiça para alguém, pode não ser considerado pelo ponto de vista de outra pessoa.
Particularmente, acho que justiça é definida como algo extremamente importante para a sociedade, um fenômeno social que funciona impondo leis para uma convivência justa e honesta entre as pessoas. Ela existe porque é preciso impor limites a todos, já que a sociedade cada vez está indo mais para “caminhos ruins”, é preciso conscientizar as pessoas de que devem começar a agir por si próprias, cada uma agindo justamente, não provocando brigas, violência, ou outro qualquer tipo de problema grave que possa ocorrer. É sempre bom prevenir do que remediar, e é melhor que cada um atue honestamente, para que automaticamente ajam melhoras significantes.
Imagine um mundo em que não houvesse guerras, preconceito, fome, desigualdades, pobreza e violência. Esse mundo ideal ainda está longe de se tornar real, mas se cada um agir por si, quem sabe um dia isso deixe de ser surreal?

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

É mesmo, né!? Se não houvesse relações entre seres humanos, não precisaríamos nos preocupar com o conceito de Justiça. Mas o que concluímos disso!? Concluímos, por acaso, que as relações entre os homens são sempre injustas!?

Se é verdade, por que isso ocorre!? Será pelo fato de que, numa relação, sempre há um que quer levar vantagem!?

Se o problema for esse há solução, não achas!?

Com relação a fato de ser difícil a conceituação de Justiça, eu até concordo. Mas não é impossível! Como comentei nos “coments” de vários “posts” de teus colegas: o conceito de Justiça passa pela Igualdade. Havendo igualdade, há justiça!

No final, concordo contigo que: pode ser difícil, mas não impossível a Justiça e a Paz!

Abração do prof.,

Donarte.