terça-feira, 7 de julho de 2009

Climas no Brasi

O clima no Brasil é extenso com diversidade de formas de relevo, á altitude não é tão grande quanto a da Bolívia que possui uma altitude aproximadamente 3.000 metros acima do nível do mar. Como o Brasil não tem uma única temperatura temos diversas
temperaturas e podemos perceber uma coisa a maioria das temperaturas são quentes diferentes de muitos países cujo a temperatura chega a ser negativa. Para falar das temperaturas primeiro é melhor esclarecer o que é latitude e longitude. A latitude mede 90º sul ao norte do Equador e a longitude descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste. As temperaturas bem explicadas estão no quadro abaixo:


Tipos de Climas
1. Subtropical: Ele está presente mais nas regiões sul pega as cidades de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse clima costume ser bom no verão porque é um calor e úmidos e os invernos secos e frios.
2. Semi-árido: Essa temperatura e bem como eu disse no texto ela pega as cidades do nordeste ela é calor quase todo o ano.
3. Equatorial: Essa temperatura é outra que é quente quase todo o ano, mas com capacidade de chuva maior. Pega a região da Amazônia.
4. Tropical: Essa temperatura é simplesmente elevada (média de 20ºC) a mesma presença de umidade e de chuva.
5. Tropical de Altitude: Esse clima ele não é constante ele varia muito do firo para o quente ou do quente para o frio (mais ou menos de 15 a 21º C). Pode até ocorrer geadas. Presentes nas cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira.
6. Tropical Atlântico (Tropical úmido): Esse é bem quente porque no verão pode atingir até 40ºC e no inverno cai a temperatura de 20ºC então está mais para quente do que para frio. Presente na do Sudeste.


Esse foi as explicações sobre as temperaturas do Brasil agora vem as massas de ar.
O que é massa de ar? São as atuações dos fatores dinâmicos sobre os climas encontrados no território brasileiro. Existe citarei em forma de tabela esse tipos. Elas são porções individualizadas do ar atmosférico que trazem as condições gerais do tempo do local onde se formam.


Massa de ar
1. Massa Equatorial Atlântica (MEA): Ela está nas regiões do Norte e Nordeste e ela é caracterizada por seus ventos.
2. Massa Equatorial Continental (MEC): Ela é quente e úmida está na região da Amazônia ocidental. Por causa do encontro dos ventos do hemisfério norte com o hemisfério sul isso é chamada de zona de convergência intertropical.
3. Massa Tropical Continental (MTC): Conhecida com o coração da América do Sul quente e seca. E também é conhecida como bloqueio pode durar até 15 dias.
4. Massa Tropical Atlântica (MTA): Quentes e úmidos são gerados pela rotação da terra e a passagem de centros de alta pressão sobre o oceano. Ela é mais sentida na região Sudeste e Sul.