sexta-feira, 29 de maio de 2009

Posição Geográfica do Brasil: O Horário de Verão

O horário de verão é uma alteração feita em uma determinada região para melhor aproveitar a luz do dia. A idéia de adiantar os relógios para ter um melhor aproveitamento das horas de Sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos, por Benjamin Franklin, um grande líder da Revolução Americana. Nessa época ainda não existia luz elétrica, o que indica que essa idéia poderia ser muito útil, mas infelizmente não foi bem sucedida. Passou-se muito tempo até o horário de verão ser adotado oficialmente. A Alemanha foi o primeiro país a adotá-lo, durante a Primeira Guerra Mundial. Sua função principal é a economia de energia, e hoje aproximadamente 30 países o utilizam em pelo menos parte de seu território. Embora o nome faça referência a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.
Foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1º de outubro de 1931. Ocorreram vários períodos de interrupção, mas desde 1985 o horário de verão está sendo aplicado anualmente. Seu período de abrangência, que inicialmente afetava todo país, foi reduzido várias vezes, até que em 2003 atingiu o atual.
Em geral, estende-se de outubro a fevereiro, período em que, especialmente na região Centro-Sul, a duração dos dias é bem maior em função da posição da Terra em relação ao Sol. Nesse período o governo determina que a população adiante seus relógios em uma hora, fazendo com que aproveitem mais a luz natural, mantendo as luzes apagadas durante mais tempo.
Atualmente é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados das regiões Nordeste e Norte, mais próximos a linha do equador, o horário de verão não tem sido adotado, pois nessa área a duração dos dias e das noites não varia muito ao longo do ano, ou seja, os benefícios do horário de verão seriam mínimos. Nas regiões que o adotam, é normal haver luz solar entre 18h30min e 20h15min. Nos estados brasileiros onde não vigora o horário de verão, os impactos que as pessoas sentem são muito grandes, como por exemplo a programação da televisão e o horário de funcionamento das agências bancárias, que em muitos locais é antecipado para compatibilizar com o horário de Brasília.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Para saber mais, para estudar e se prepara melhor para um dos próximos conteúdos (Fusos Horários), ler o excelente site do “Observatório Nacional do Rio de Janeiro”:

- http://pcdsh01.on.br/HistoricoHV.html

- http://pcdsh01.on.br/histfuso.htm

- http://pcdsh01.on.br/fusobrasil.htm

Abração do prof.,

Donarte.