sexta-feira, 29 de maio de 2009

A origem da Geogrfia

Desde o aparecimento do ser humano sobre a face da terra, foi fundamental exercitar o senso de localização. O homem pré-histórico, já tinha uma clara necessidade de se direcionar no território, isso era essencial para sua sobrevivência. Aos poucos, o ser humano passou a buscar a compreensão dos fatos que estão a sua volta para aperfeiçoar ainda mais a sua visão do meio em que vive.
A essa ciência não podemos chamar de geografia, pois a ciência geográfica tem e usa métodos para entender, interpretar e transmitir aquilo que acontece ao nosso redor. Há cerca de 5.000 anos, o homem pratica a geografia. Muitas sociedades se preocupam em entender o seu passado e sua posição em relação ao mundo. Alguns grupos se preocupavam em relacionar as riquezas e potencialidades do seu território. Outros tinham de entender a dinâmica das coisas da natureza.
Uma das sociedades que mais se preocuparam em entender essa realidade foi a Grécia Antiga, que revelou muitos estudiosos, que realizaram uma infinidade de trabalhos de grande porte em vários campos do conhecimento. Os estudos realizados pelos gregos proporcionaram a melhoria da qualidade de vida na época e facilitaram o entendimento do mundo.
Uma das faces que rapidamente ocuparam lugar central na ciência geográfica foi a cartografia - técnica da construção de mapas. Para os gregos, a parte do planeta habitável era somente o hemisfério norte; o hemisfério sul tinha um calor insuportável e era inóspito para a vida humana. Estudiosos do período acreditavam que preocupar-se com a vida nessa região era uma “especulação inútil”. A cartografia motivou importantes estudos, como por exemplo, um sistema primitivo de coordenadas geográficas, a posição dos oceanos, mesmo incorreta, a construção dos primeiros mapas-múndi, entre tantas outras.
A evolução da Geografia deve muito aos estudos de grandes pensadores gregos. Um deles foi Heródoto, que escreveu uma extensa obra chamada “Histórias”. É considerada por muitos a primeira obra de Geografia, pois o autor se preocupou em descrever a vida de agricultores, conflitos e guerras, e discute a política grega.
A partir do século XVI, a evolução da Geografia recebeu uma profunda influência da filosofia. Muitos pensadores começaram a analisar o papel do espaço na formulação do raciocínio humano. Um dos primeiros pensadores a analisar o raciocínio humano considerando o papel do espaço foi o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). Considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Ele imaginou que a geografia pudesse ser a base da história, que entender o cenário dos acontecimentos fosse importante para conhecer a história. O pensador Augusto Comte criou uma doutrina, o Positivismo, segundo o qual as leis naturais regem a evolução da humanidade.
Todo esse ambiente de discussão levou inúmeros pesquisadores a iniciar estudos que desvendassem a realidade, que ainda estava para ser entendida. Botânicos, geografos, geologos, zoologos entra tantos outros, iniciaram uma empreitada na busca de explicações de fatos e coerencias em escala mundial.

2 comentários:

Laura Freitas disse...

Uma consequência imediata da Lei de Hubble é que, se o universo está se expandindo, ele deve ter sido menor no passado. Se pudéssemos visualizar a evolução do Universo como um filme que podemos passar de trás para frente ou vice e versa, passando o filme para trás, obrigatoriamente encontraríamos um instante no passado no qual as galáxias estariam agrupadas em uma região muito pequena do espaço.
Imaginar que como vemos as galáxias afastando-se da Via Láctea em todas as direções, passando o filme de trás para frente veríamos todas as galáxias do Universo caindo sobre nós. Será então que somos o centro do Universo? Certamente não! O Universo não tem um centro, todos os pontos espaciais são equivalentes.
Usando a relação entre a distância e a velocidade de recessão e supondo que as velocidades de recessão permaneceram essencialmente constantes durante todo o período de expansão, Hubble obteve o intervalo de tempo necessário para as galáxias terem viajado de um ponto de concentração inicial até a sua distância atual.
De Sitter sugeriu que talvez a suposição de que o Universo é homogêneo e isotrópico tivesse de ser abandonada no futuro. Curiosamente, De Sitter não considerou a possibiliade de que as medidas de Hubble não fossem tão precisas quanto ele gostaria. Mesmo hoje, devido às severas dificuldades em medir distâncias intergalácticas, a determinação precisa da idade do Universo ainda é alvo de muita controvérsia em astronomia. Estimativas flutuam entre 10 e 20 bilhões de anos.
Por volta dessa época apareceu Georges Henri Joseph Edouard Lemaítre. Obteve uma sólida formação tanto em física teórica como em astronomia, uma combinação que iria determinar seus esforços para conectar aspectos teóricos e observacionais da cosmologia durante toda sua carreira.
Após a publicaçãodos resultados de Hubble, muitos cosmólogos procuraram arduamente um modelo semi-realista do Universo que pudesse acomodar tanto a presençade matéria como sua expansão. Lemaítre então passa a descrever como a partir desses constituintes básicos da matéira. nuvens de gás se condensaram dando origem a aglomerados de nebulosas. Sua intuição era genial. Mesmo assim, ele teve a humildade de conceder que sua imagemera apenas qualitativa e não quantitativa:"Naturalmente, não devemos dar muita importância a essa descrição do átomo primordial, já que ela certamente será modificada quando conhecermos melhor a física dos núcleos atômicos".
Ele insistiu que a hipótese do átomo primordial era puramente científica, não sendo de modo algum inspirada por sua visão religiosa da Criação. A natureza do mistério está na mente de quam o contempla.
O Universo é uma coisa maravilhosa e surpreendente. Esconde muitas histórias e muitos mistérios que na minha opinião, nunca serão desvendados por completo.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem! O que aprendemos!?

1) que a Geografia, como conhecimento é muito antiga, mas como ciência é recente!

2) em matéria de observação da natureza o gregos eram muito superiores a nós... O que hoje nos faz superiores a eles (em termos científicos) é a nossa tecnologia!

3) a Cartografia serve à informação e informação é poder. Assim, a Cartografia serve ao poder!

4) Kant, um dos filósofos mais importantes de todos os tempos foi, durante toda a sua vida, um professor de Geografia.

5) A Geografia, graças aos pensamentos de Comte é altamente positivista – mesmo hoje! Obs.: Coisa que, em minha opinião, poderia/ deveria ser mudada...

6) A Geografia é uma ciência multidisciplinar: está relacionada com Botânica, Geologia, Zoologia e muitas outras ciências...

Até mais!

Prof. Donarte.