sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ocupação territorial brasileira

Antes dos portugueses chegarem, o Brasil era habitado por índios. Eles estavam presentes em todas as partes do país, destacando os grupos indígenas Tupi-guarani e Jê. A principal atividade era a agricultura, a caça e a pesca. Uma minoria era nômade.

Quando os portugueses chegaram aqui, não se interessaram muito pelo território. A descrição feita pelos que viram a terra não agradou a corte portuguesa, e pouco foi feito lá (aqui). Anos mais tarde, outros europeus se interessaram na Terra de Santa Cruz, como espanhóis, franceses, holandeses e ingleses. Temendo que estas nações ocupassem o território, Portugal efetivou a ocupação. Criou as primeiras feitorias, os portos. Com a colonização, as atividades econômicas no Brasil eram a agricultura e o extrativismo, nas cidades ficavam apenas poucas pessoas, o resto vivia na zona rural e ia para a cidade apenas em comemorações.

A ocupação do Brasil não foi nada bonita. Houve muitas guerras, conflitos. Os portugueses usaram de toda a sua tecnologia bélica (armas de fogo) para aprisionar e matar os indígenas. Escravizavam-nos, e usavam na mão-de-obra.

Portugal e Espanha dividiram o continente Sul-americano em dois, com o Tratado de Tordesilhas, a parte Leste era portuguesa. Com uma crise ocorrida, as pessoas que viviam aqui foram obrigadas a achar outro meio de sobreviver. Um desses meios foram as bandeiras. Eram homens que iam com seus liderados Brasil afora para buscar índios e aprisioná-los, além de procurar metais e pedras preciosas. Depois de um tempo, os africanos valiam mais no negócio de tráfico de escravos, então os bandeirantes apenas buscavam peças valiosas. Foram eles quem descobriram as riquezas naturais em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, e que depois mudou o rumo da economia brasileira no século XVIII.


www.ciganospictures.hd1.com.br

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Giordano, você escreveu: “Quando os portugueses chegaram aqui, não se interessaram muito pelo território.”

Não concordei muito com essa frase – era só o que os portugueses queriam: o território, e, é claro, as riquezas (que estão nele, no território)!

-Só um dia depois do outro- disse...

na verdade eu entendo o meio de expressão dele mas, no caso eu acho q vc quis transmitir a ideia de que os português não deram o "real valor" ao território brasileiro, pois eles vinham aqui só para pegar materia-prima e ñ para s instabilizarem. Então em alguns periodos de tempo o territorio brasileiro ficava imune e fragil os enterecesses dos outros países na nossa terra.
(muito resumido, mas é quase isso)

larissa stheffany disse...

eu adorei esse texto ta tudo bem explicado valeu muito para mim ajuda na minha prova adorei beijosssssssssss