sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Ocupação do Espaço Brasileiro: As Bandeiras

Colonos portugueses no início do século XVII organizavam expedições que seguiam para o interior do Brasil, principalmente para a região sul, buscando índios catequizados para escravizá-los. Estas expedições foram chamadas de bandeiras, e foram enviadas após um grande declínio na economia, também e principalmente com o objetivo de encontrar minas de ouro, garantindo então sua sobrevivência.
Do Rio Grande do Sul à Sacramento o governo português começou a desenvolver grandes fazendas de gado, chamadas de estâncias. A produção de ”charque”, uma espécie de “carne de sol”, (carne seca e salgada) abastecia o centro do país, tornando-se a base econômica da região sul. As bandeiras romperam brutalmente as linhas do Tratado de Tordesilhas, tirando os espanhóis e levando as fronteiras dos domínios portugueses bem para o oeste do antigo acordo.
Os bandeirantes promoveram o despovoamento de várias regiões ao massacrar e escravizar os indígenas, bem como ao disseminar doenças que foram responsáveis por grandes epidemias entre os índios. Também foram os bandeirantes que descobriram no séc. XVII as riquezas minerais, principalmente o ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Os bandeirantes eram contratados para combater os quilombos.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

E eu te pergunto: a economia de nosso Estado (o Rio Grande do Sul) mudou muito depois desse tempo todo!?
Abraço,
Prof. Donarte.