quinta-feira, 28 de maio de 2009

GEOGRAFIA PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Depois da segunda guerra mundial, o mundo presenciava a tão conhecida Guerra Fria, que foi o capitalismo dos Estados Unidos contra o socialismo da URSS.A partir deste momento os geógrafos e as ciências humanas tiveram que rever seus conceitos, e desenvolver uma nova forma de ensinar geografia. Foram criadas novas “escolas geográficas” linhas de pensamentos comuns a um grupo de geógrafos de um país.
Nos EUA, nasceu uma geografia quantitativa, os geógrafos analisavam gráficos e mapas. Essa função era para avaliar tendências políticas e econômicas.
Como era a maior economia mundial no momentos, os EUA criou um banco de dados com informações como a produção leiteira, o clima da região e vários outros.
Desde aquela época até hoje a geografia ensinada nos EUA era basicamente voltada para aspectos internos, não estudavam aspectos sociais do resto do mundo. O enfoque é ver os aspectos naturais e quantitativos do território norte-americano.
Ensinam para os alunos o que acham que é necessário e as questões internacionais deixam para organizações como CIA e a NAS, que são diretamente ligados ao governo.
O escritor Gore Vidal escreveu uma vez que: “ os norte americanos não fazem idéia da extensão dos danos causados pelo seu governo. E que talvez seja por isso que não ensinam geografia de verdade, para a população não saber sobre onde estão detonando tudo.”
Porém. Esse assunto já vem preocupando governantes dos Estados Unidos, a situação é tão crítica que o governo federal promoveu campanhas para que a geografia fosse uma das bases para a formação do cidadão norte-americano do futuro.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

1) A “Geografia quantitativa” foi uma tentativa (mais ou menos bem sucedida: ver, por exemplo o “geoprocessamento”) de tornar a Geografia mais exata... Porém, a Geografia não é uma ciência exata: ela é humana. Por isso, na prática, essa visão geográfica não deu certo!
2) Por razões expressas no teu texto é que os norte-americanos são considerados “analfabetos geográficos”...

3) *NASA

4) Não podemos generalizar! É aquela velha história: cada nação tem suas pessoas boas e más... Nos EUA não é diferente, há todo um movimento no sentido de tornar a população mais consciente e menos egocêntrica!

Abraço,

Prof. Donarte.