sábado, 30 de maio de 2009

A geografia após a II Guerra Mundial

Após a Segunda Guerra Mundial os estados europeus aumentavam sua economia sobre o mundo, exercendo o imperialismo. A geografia depois da guerra foi fundamental porque para ganhar uma guerra os estrategistas precisariam saber os aspectos geográficos do país oponente para garantir a vitória porque iria conhecer cada ponto forte do país oponente. Dentro da geografia, surge a geopolítica que é a própria geografia a serviço do Estado. Alguns pensadores da época defendiam o significado da geopolítica diferentementes, o Johan Rudolf Kjellen concluiu que o Estado não é uma simples entidade jurídica, mas sim um "organismo" vivo onde os Estados precisam de alimento, isto é de território. Já John Mackinder criou a teoria "terra-coração", uma imensa massa territorial que compõe o centro da Eurásia, uma região que era compreendida entre Alemanha e a Rússia que dominaram a "Ilha Mundial", isto é os espaços periféricos do continente eurasiano. Para Karl Ernst Haushofer toda potência precisa controlar um espaço geográfico suficentemente grande para garantir sua segurança e ter um meio lucrativo e exploração bons para ter uma grande economia.
Todas essas desputas geopolíticas e de tensões internacionais era fundamental cada vez mais importante ter um bom conhecimento geográfico como uma verdadeira estratégia. Após o termino da I Guerra Mundial o império Turco-Otomano deu lugar a novos países do Oriente Médio que acabou originando um novo mapa da Europa. Anos depois em 1933 Hitler chegando ao poder reergueu a economia do país e se preparo para recuperar os territórios perdidos na I Guerra Mundial.
Com o fim da II Guerra Mundial e alguns anos depois a geografia acabou virando uma disciplina nas escolas dos EUA, mas os americanos acabam priorizando os aspectos internos do país e quase nunca analisa o seu próprio país e isso dificulta os alunos a conheçer a lógica da construção do espaço geográfico em escala mundial, por medo que eles se tornem grandes estrategistas que poçam até virar contra o seu próprio país mais em frente.
Para entender o mundo através da Geografia são ultilizados satélites, antenas, cabos de fibra ótica, compotuadores, internet entre outras técnicas tecnológicas que são usadas para coletar informações com qualidade e rapidez que são fundamentais para o sucesso dos empreendimentos. A partir de 1970 acabou ficando mais exigido investimentos cada vez maiores em tecnologia, porque os produtos criados nessa época passaram a influir na construção do espaço geografico.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Algumas questões que teu texto proporciona:

1) Será que hoje em dia as coisas mudaram!? Dito de outro modo: a Geografia não serve mais para fazer a guerra!?

2) A Geografia que você estuda na escola te permite conhecer (mesmo) os outros países e regiões!? O que fazer para ficar um estudo mais “forte”!?

Claro... Não precisamos nos apavorar! São questões para qpensarmos mais um pouco a repseito... 

Abraço,

Prof. Donarte.