quinta-feira, 28 de maio de 2009

A formação do território brasileiro (cana-de-açúcar)

Os portugueses chegaram ao Brasil e esperavam encontrar metais como o ouro.Eles não encontraram esses metais preciosos, pois as reservas de ouro e prata estavam longe do mar e longe dos olhos deles.Eles foram para o Sul, pois as terras eram maiores para a produção do gado.
Como não encontraram o desejado, resolveram explorar o que era mais fácil e assim começaram a explorar o pau-brasil, que era usado como matéria prima para a fabricação de tecidos.O comércio com o oriente não oferecia mais os lucros que os portugueses desejavam, e isso levou os governantes portugueses a aproveitarem as terras do Brasil.
Cultivaram um produto que esperavam que alcançasse grande valor no mercado europeu, o açúcar.A primeira providência tomada foi à plantação da cana-de-açúcar que já existia em algumas ilhas do atlântico.Para viabilizar a atividade, a monarquia portuguesa começou a procurar quem investisse e se comprometesse a ocupar terras brasileiras e a tornassem produtivas.As terras foram doadas para ricos fidalgos e comerciantes portugueses que arcavam com a maior parte dos gastos.Essas terras foram chamadas de capitanias hereditárias.
O açúcar foi o motivo do progresso de poucas capitanias, algumas não conseguiram resolver os problemas com os índios que lutavam pelos seus direitos e não deixavam possíveis colonizadores se aproximarem.Outras capitanias não tinham o solo apropriado para o plantio.
As únicas capitanias que se desenvolveram foram as de São Vicente e Pernambuco, uma já havia desenvolvido a criação do gado e o plantio da cana e a outra tinha maior proximidade com a Europa o que agilizava o transporte e a existência de largas extensões de terra extremamente favoráveis ao plantio da cana-de-açúcar.Nessa época que começaram imigrações forçadas de trabalhadores negros, escravizados para cultivar terras.
As capitanias produziram um resultado medíocre porque continuavam existindo várias áreas do Brasil sem nenhum colonizador europeu.Para atender aos interesses de Portugal tiveram que providenciar outra forma de ocupação humana e econômica do território, mais tarde o preço do açúcar caiu muito na Europa e isso afetou todo o processo colonial do Brasil.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

O portugueses encontraram metais preciosos, sim! Apenas não encontraram na quantidade imaginada, pois, na época, a tecnologia para retirar esses metais da Natureza era precária ainda... Mas, como sabemos, o Brasil é riquíssimo em metais preciosos...
Essa colonização explica, porque ainda hoje, a maioria das grandes cidades brasileiras está bem próxima do litoral: é porque eles se estabeleceram primeiro ali e porque assim era (é) mais fácil fazer a escoamento da produção...
Abração,
Prof. Donarte.

P.s.: Para ir além, segundo um ponto de vista bem geográfico, ler: http://books.google.com/books?id=eq-APH1FETAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR