segunda-feira, 9 de março de 2009

2ª aula (09/03/2009) – O UNIVERSO

O professor fez uma breve retomada da aula passada, recolheu o “tema de casa” (biografia do estudante) e deu algumas instruções de como usar o blog (aceitar convite, postar, etc.). Após isso, o professor passou uma folha para pegar os endereços eletrônicos dos educandos.
Na segunda aula, também, o professor falou sobre o Universo. Comentou que o desejo que o ser humano tem de conhecer a origem do Universo é bastante antigo. Disse que os ramos do conhecimento humano que mais se preocupam com essa questão são:

- Teologia: teos = Deus + logos = estudo; ramo do conhecimento humano que, em princípio, parte da premissa de que existe um Ser Superior; Deus.
- Filosofia: filos = amigo + sofia = conhecimento; ramo do conhecimento humano que se tem, dentro dele, vários outros que se preocupam com as coisas que podem existir (Ontologia) e com as coisas que estão além da física (Metafísica).
- Física: ciência que se preocupa com os fenômenos da natureza e que busca prevê-los através de postulações e leis matematizadas.
Comentou ainda sobre a Química, a Biologia, a Geografia, a Astronomia e outros ramos do saber humano.
Introduziu o debate acerca do Átomo Primordial. Continua...

Nenhum comentário: