segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Tempo

Platão afirmou que o tempo nasceu quando um ser divino colocou ordem e estruturou o caos primitivo. O tempo tem, portanto, de acordo com Platão, uma origem cosmológica. Platão procura estabelecer a distinção entre o "ser'' e o "não ser''. O mundo do "ser'' é fundamental e não está sujeito a mutações. Ele é, portanto, eternamente o mesmo. Este mundo, entretanto, é o mundo das idéias, apreensível apenas pela inteligência e pode ser entendido utilizando-se a razão. O mundo do "não ser'' faz parte as sensações, que são irracionais, porque dependem essencialmente de cada pessoa. Para Platão este mundo é irreal. O domínio do tempo estaria nesse segundo mundo, assim como tudo o que se observa no universo físico, tendo assim uma importância menor. Talvez possa ser dito que para Platão o tempo essencialmente não existe, uma vez que faz parte do mundo das sensações. A filosofia oriental parece ter sustentado que o tempo, bem como o espaço, são construções da mente humana.

Na concepção de Newton: "o tempo é absoluto, verdadeiro e matemático, por si mesmo e por sua própria natureza flui igualmente sem relação com nada de externo, e com outro nome, é chamado de duração''.

O tempo hoje é dividido em minutos, horas, dias, etc... A hora é uma unidade de medida de tempo, que sua base é a velocidade de rotação e as dimensõesda terra. No fim o tempo é uma coisa que ninguém consiga explicar direito, mas que todo mundo vive se preucupando com ele. O tempo está totalmente ligado a nossa vida, eu tudo que fazemos, Einstein dizia que o tempo podia ser diferente para uma pessoa em relação à outra. o maior problema de muitas pessoas hoje não é a falta de dinheiro. Grande parte da sociedade pagaria muito caro para ter um pouco mais de TEMPO. Bom, o fator tempo é importantíssimo para vida financeira. Você precisa de tempo para que seus investimentos rendam. Tempo para poupar o dinheiro necessário para comprar à vista alguma coisa que quer muito. Tempo para adicionar mais qualidade à vida que você tem hoje e, assim, aproveitar a riqueza já.

Aproveite melhor o tempo porque ele nos foi dado de graça e é das únicas coisas que pobres e ricos têm em igualdade. Vamos investi-lo para fazê-lo render!

Cada momento, cada segundo é de um valor infinito

Aristóteles deixou esta definição: "O tempo é o número (soma) do movimento, segundo o anterior e o posterior". Daí a distinção entre o tempo cósmico, histórico e existencial, de tanta importância e conseqüências.

O tempo é constituído por três elementos: presente, passado e futuro, o passado não existe mais, o futuro ainda não existe, portanto, somente o presente existe. Existem várias maneiras de explicar o que é o tempo, para cada um o tempo é diferente, a maneira que vai passar o tempo e modo como vai aproveitar.
Temos que saber aproveitar o nosso tempo da melhor maneira possível, com inteligência, sabedoria e com saúde.
O tempo é nos dado e nos é tirado, depende de nós
É tempo de prosperar, progredir e idealizar o nosso dia-a-dia...


“Uma estreita relação entre temporal, carnal, terreno, mortal e decadente. Justificava-se um dualismo entre Tempo e Eternidade que se refletia no contraste entre a carne e o espírito, entre o pecado e a salvação, e, assim, encorajava a rejeição ao mundo.”

“O tempo tendo um princípio teria igualmente um fim, uma morte. Pois, é tempo de viver a vida.”

Tempo

Tempo é uma coisa indefinida, não sabemos quem criou as horas os minutos e muito menos porque o seguimos. Reclamamos que às vezes não temos tempo para fazer tudo o que queremos também reclamamos quando ele passa muito devagar durante uma atividade que não é do nosso interesse. Einstein propôs para nos que o tempo não passa da mesma forma para todas as pessoas, que é uma coisa variável de um pro outro, pesquisas realizadas por Einstein mostras que o tempo vem sendo considerado uma quarta dimensão no espaço-tempo do universo.
As unidades de tempo mais usuais são o dia, dividido em horas, minutos, segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este último pode agrupar-se em décadas, séculos e milênios. Resumindo, o tempo é um componente do sistema de medições usado por nos para sequenciar eventos e também para comparar as durações dos eventos e demais atividades.


Ps: Professor, este texto é do Mauricio Peixoto, o senhor não lhe mandou o convite para o blog e ele não conseguiu se cadastrar e mandar o texto, por isso eu estou mandando do meu login.

Tempo

O tempo está relacionado a todas as coisas que nós podemos pensar e fazer, só em pensar no que escrever, por exemplo, você leva tempo. Desde sempre tudo foi dividido em tempo, para você se programar, saber o que vai fazer, você precisa de tempo. Se você faz algo com prazer,de que gosta, parece que acaba em segundos, e quando se está fazendo alguma coisa que não é de nosso interesse o tempo parece levar horas. O tempo sempre foi tratado como um conceito adquirido por vivência, indefinível em palavras. A concepção do tempo tem sido muito discutida desde o início da cultura ocidental. O tempo continua tendo mistérios para a humanidade e ainda é assunto de debate entre os filósofos e entre os cientistas. A dificuldade para definir o tempo na verdade é também a existência da definição do espaço, e que na ciência são identificados como conceitos primitivos. Assim, embora sem definir o tempo em poucas palavras, a ciência moderna identifica as suas características e realiza medidas relativas ao tempo. O tempo na mecânica newtoniana é independentemente da matéria e do espaço, e em qualquer "ocasião'', ele transcorre da mesma forma, não evoluindo mais rápido ou mais lento em função da região do espaço, ou da presença de matéria, do fenômeno físico que ocorra, ou de qualquer outra circunstância. O tempo faz com que Você corra para todo lado, buscando conciliar trabalho, exigências familiares, estudos, lazer e outras atividades, e Tem a sensação que não está vivendo adequadamente, aproveitando-se dos melhores momentos da vida, muitas vezes é isso que ocorre, porque o tempo não para e se quisermos fazer tudo, nada faremos. Na sociedade em que vivemos o tempo passa ligeiramente despercebido, acabamos fazendo menos coisas que gostaríamos de fazer. Se você que está acostumado com as modernidades em geral, for passar um final de semana na zona rural, onde não se tem computador, vídeo-game, shopping centers, parece que o tempo nada passa, e você aparenta não ter o que fazer apenas descansar.

Afinal, o que é o tempo?

O tempo sempre foi um conceito muito difícil de ser tratado em palavras, o conceito de tempo geralmente é adquirido apenas com vivencia, pois o tempo só pode ser sentido quando vivenciado, e vivenciamos ele a todo o instante, desde quando controlamos o tempo em que esquentamos a comida no microondas ate o tempo que vamos levar ate fazer aquela viagem nas férias.
Muitos definem o tempo apenas como uma medida de números ou ondas de vibrações e sinais, mas na minha opinião o tempo é muito mais do que isso. Apesar de termos nossas medidas de tempo como as horas, os minutos, os segundos, os dias, anos e ECT, o tempo muitas vezes passa de forma diferente para as pessoas. Segundo Einstein e muitos físicos, o tempo é relativo e também nada mais do que a percepção que temos dos fatos que ocorrem em nosso dia-a-dia.
Em nosso ponto de vista, o tempo é visto em períodos, os quais foram citados anteriormente. Podemos considerar que as primeiras definições de divisão do tempo são o dia e a noite, pois através destas divisões é que funciona normalmente o nosso organismo, o nosso relógio biológico “sabe” que a noite descansamos e ao dia realizamos nossas atividades, pelo menos era para ser assim, mas hoje em dia muitos de nos fugimos desta rotina, com festas, muitas vezes trabalho a noite e tudo mais, e acabamos nos acostumando e “formatando” o nosso organismo as nossas atividades.
No mundo globalizado de hoje temos vários tipos de relógios, como os relógios de ponteiros, os relógios solares, lunares, e os mais modernos, como os relógios digitais. As horas tem uma divisão de acordo com os meridianos de nosso planeta, o meridiano central é o de Greenwich, localizado em um bairro de Londres. A partir deste meridiano são definidos os fusos horários, os quais definem o horário em cada fuso do planeta Terra. A cada fuso que se passa para a esquerda ou para a direita de Greenwich, ocorre uma variação de duas horas, definindo os horários locais, pelos quais nos guiamos em nosso dia-a-dia.
Resumindo, o tempo é um fator é muito complicado, eu diria quase impossível de ser explicado com palavras, mas é mais do que essencial em nossas vidas.

O tempo

O tempo é uma coisa que vai e não volta, onde a cada minuto que passa é um minuto que perdemos e que não teremos como recuperar. O tempo é passado porque a cada segundo que passa é um pouco do tempo que está se esgotando do nosso presente e virando nosso passado, nos preparando para o futuro quem sabe. Tempo é uma coisa que ninguém consegue realmente definir o que é, muitos dizem e defendem que tempo é presente, eu digo que é passado porque como vou dizer que uma coisa vai aconteçer no futuro se não sei se vai aconteçer realmente? e se não aconteçer? o tempo é imprevisivel, mas tem muitas difinições sobre "o que é o tempo".
Existe o tempo do dia, que seria o clima, existe as horas que indicam tquantro tempo falta para certas coisas ou quanto tempo passou, mas uma coisa que ninguém decifrou é por que que vira passado o nosso presente e o nosso futuro se torna presente e logo se torna passado igualmente? São perguntas que obtem respostas claras para isso, simplismente porque ninguém consegue entender isto de como aconteçe. Muitas pessoas pensam que o tempo é só isso, mas o tempo muitas vezes nos machuca mas também é muitas vezes o melhor remédio para que as coisas apssem e o que um dia te machucou e o próprio tempo fez doer, hoje o tempo curou e trouxe coisas novas.
Einstein propôs para nos que o tempo não passa da mesma forma para todas as pessoas, quando gostamos de algo e aproveitamos o momento o tempo passa rápido, quando é algo grave ou coisa que não gostamos ele demora e quando vê passou apenas 5 minutos e que é uma coisa variável de um pro outro, pesquisas feitas por Einstein mostra que o tempo vem sendo considerado uma quarta dimensão no espaço-tempo do universo, sendo segundo virando minuto que vira hora, que vira dias e assim vai indo sucessivamente.

domingo, 27 de setembro de 2009

o que é o tempo?

O tempo não possui ao certo uma definição, ou melhor, nem sabemos por que o seguimos, ou por que as horas foram impostas como são até hoje. Poderíamos definir o tempo de várias maneiras conforme nosso ponto de vista, afinal estamos querendo cada vez mais aproveita-lo, ou mesmo utiliza-lo de uma forma melhor.
A concepção comum de é indicada por intervalos ou períodos de duração. Por influência de idéias supostamente desenvolvidas por Einstein tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.
Pode-se dizer que um acontecimento ocorre depois de outro acontecimento. Além disso, pode-se medir o quanto um acontecimento ocorre depois de outro. Esta resposta relativa ao quanto é a quantidade de tempo entre estes dois acontecimentos. A separação dos dois acontecimentos é um intervalo; a quantidade desse intervalo é a duração.
Uma forma de definir depois se baseia de uma causalidade. O trabalho realizado pela humanidade para aumentar o conhecimento da natureza e das medições do tempo, através de trabalho destinado ao aperfeiçoamento de calendários e relógios, foi um importante motor das descobertas científicas.
As unidades de tempo mais usuais são o dia, dividido em horas, e estas em minutos e estes em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este último pode agrupar-se em décadas, séculos e milênios.
Em outras palavras, o tempo é uma componente do sistema de medições usado para seqüenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos. O tempo tem sido um dos maiores temas da religião, filosofia e ciência, mas defini-lo de uma forma não controversa de tudo tem eludido aos maiores conhecedores.
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico que pode ser medido, "o momento certo" ou "oportuno": um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Em teologia descreve a forma qualitativa do tempo (o "tempo de Deus"), enquanto chronos é de natureza quantitativa (o "tempo dos homens").

Ps: O sor eu to te mandando hoje o trabalho porque eu não consegui entra no blog

Simplesmente, existe!

Hoje em dia, pouco tempo temos para pararmos e refletir sobre as coisas maiores que nós mesmos. Até porque é uma tarefa um tanto que difícil, pois o ser humano tem uma certa dificuldade para entender as coisas que ele não participa/participou, ou as q ele não viu. Uma dessas coisas difíceis de serem intendidas é o tempo.

Na primeira linha usei a expressão: "Pouco tempo temos...", talvez seja por essa falta de tempo, que não saibamos as respostas para as maiores perguntas da humanidade, porém, sim, o tempo existe, apesar de não vermos, não mudarmos (na visão de Newton), nós simplesmente sentimos o tempo. Na antiga Grécia, antes mesmo de Cristo, a religião e muitas outras coisas existirem, os grandes estudiosos já tinham em mente que algo maior existia e regia o mundo, e então aquele desejo humano de descobrir e aprender o que vai além dos nossos sentidos (hoje já 'ultrapassado') começou a atuar.

Eratóstenes foi um desses grandes pensadores, mesmo sem nem metade das ferramentas tecnológicas que temos hoje, executou com invejável precisão um cálculo que dizia que a circunferência total da terra, ele errou por pouco. Infelizmente, não é possível em um só texto relatar todas as descobertas gregas, mas posso ressaltar que proporcionaram muitos avanços, em relação à astrologia e ao movimento dos planetas.

Foi de também grande importância as histórias da mitologia grega. Com base na mitologia grega, o dia (23H 56min e 4s, ou um giro completo da Terra sobre ela mesma) era filha da deusa da noite Nix com o deus da escuridão Erebo, e se chamava Hemera, foi uma das primeiras personificações do Sol. Nos tempos de hoje definimos dia como : Intervalo de tempo que dura a rotação de um planeta sobre ele mesmo.Porém tempo é um assunto tão abrangente, que já houve até quem "duvidasse" sobre sua existência.

Einsten, certo dia apresentou uma teoria que propunha que o tempo não passava da mesma forma para todas as pessoas, dizia que para alguém que estivesse a velocidade da luz, o tempo demoraria mais a passar... algo que meio incompreensível para a sociedade de hoje, mesmo já tendo sido feito estudos que "comprovam" essa teoria.

Um dia possui, aproximadamente, 24 horas. Mas o que são horas? Hora é o intervalo de tempo que leva para a Terra girar 15º sobre ela mesma. Porém, como a Terra tem sua superfície muito extensa, é impossível que todos os lugares do mundo estabeleçam o mesmo horário, então que tal cada país estabelecer o seu horário independente? Ótima ideia! Mas o ser humano também tem um chato desejo de querer ser único, o que na verdade é, porém quer demonstrar isso à todos. Logo, resolveram definir uma linha para ser o centro dos horários, aquele que define quanto tempo os outros horários, hoje chamados de fusos-horários, irão se adiantar ou atrasar em relação a ele. Por razões políticas, foi criado o meridiano de Greenwich, cujo recebeu esse nome por passar pelo meio da localidade de Greenwich, na Inglaterra. Na minha opinião,foi só mais um motivo para deixar a Europa no meio de nossos mapas, porém ainda não tenho direito de opinar em coisas tão importantes, então continuarei estudando para um dia, quem sabe poder mudar isso.

Mas uma coisa tenho quase certeza: o tempo simplesmente existe, passa bem diante de nossos olhos, mas mesmo assim, não temos mais a oportunidade de vê-lo passar, sorte dos gregos, que olhavam para o céu e assim calculavam distância na época inimagináveis... enquanto as pessoas do nosso tempo ainda "precisam" ter relógio digital, por não saberem ler os ponteiros.





P.S.: Desculpe a falta de pontualidade, só pude entrar no blog para fazer o meu cadastro sexta-feira pela noite (25/09). Desde já obrigado pela compreensão.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O tempo passa tão devagar para quem espera. Quem tem pressa, ou quem espera por algo ou alguém, sempre vai achar que o tempo passa se “arrastando” e isso é verdade experiencia própria ... e cada minuto é como se fosse uma hora. O interessante é que não é só com os ansiosos que o tempo “age de forma diferente”. Para os atrasados também. Ou para aqueles que precisam de mais tempo para fazer seja lá o que for o tempo vai passar “voando”, como se eles tivessem menos tempo pra tudo, tivessem que fazer correndo tudo o que tiverem para fazer. Mas, incrível, vai ser o mesmo minuto.

É impossível não se preocupar com o tempo que levamos para fazer uma prova, por exemplo, pois outras pessoas estarão cuidando e marcando esse tempo limite. Assim como é impossível viver um momento agradável sem pensar que uma hora ele vai acabar.

Essa é uma sensação que todos sentimos, mas o tempo passa igual para todos, em qualquer lugar do mundo. A diferença, é que existe o fuso horário, que é o que define a hora em determinado lugar. O que separa a terra nesse fuso horário é o meridiano de Greenwich. Que faz com que, por exemplo, na china seja noite e no Brasil seja manhã, mas o tempo vai de segundo para minuto, de minuto para hora, de hora para dia, em todo lugar, sempre.

Na realidade, esse problema com o tempo mais ocorre por causa da nova sociedade contemporânea que só pensa em si em seus próprios compromissos pessoais. As pessoas só pensam em chegar a tempo hábil, pois se chegarem atrasados no trabalho, perderão, provavelmente, seu emprego. A sociedade não tem mais tempo livre, para lazer, hobby, etc., já que seu tempo gira em torno de uma única coisa: dinheiro. Como diz o ditado: “Tempo é dinheiro.” Quanto mais tempo, mais trabalho; quanto mais trabalho, mais dinheiro. É esse ditado é real.

Em alguns casos, uma mãe ou um pai não tem mais tempo pra ficar com os filhos, pois precisa trabalhar para ter dinheiro. E é assim que a nossa sociedade vive crescendo. Pensando no tempo que temos para fazer tudo. Temos tempo marcado até para passear em qualquer lugar.

domingo, 20 de setembro de 2009

O que para nós significa o tempo?

O que na verdade seria o tempo? Porque o seguimos diariamente?Essas são perguntas muito difíceis de responder e ao mesmo tempopodem parecer óbvias. Imaginemos como seria nosso dia-a-dia sem otempo, iria ser uma bagunça total. Como as pessoas que tem tanta tecnologia em seu alcance iriam viver sem o tempo, que parece ser umadas coisas mais importantes para o ser humano.
Somo ligados a ele, não é mesmo? Se não tivesse o tempo, comosaberíamos a hora certa de ir para o trabalho ou para o colégio? Antigamente as pessoas, eram guiadas pela luz solar, e não tinham problema algum vivendo sem um relógio que os mostrasse a hora exata do dia, ao contrário dos temposque vivemos agora. Não seria normal se vivenciássemos um dia sem escutar ouao menos falar que não tem tempo para fazer algo, que faltou tempo paraentregar um trabalho ou para pagar uma conta.
Com o passar dos anos, ao invés de usarmos a luz solar como referência, em1851, criou-se o Meridiano de Greenwich, o mesmo separou nossos continentes,dando origem aos fusos horários correspondendo ás horas. Cada um dos fusos horários correspondem a uma linha imaginária do meridiano de Greenwich.
Com relação dicionário brasileiro Globo, Tempo é a "Duração limitada dascoisas; períodos; época; estado atmosféricos; duração de cada parte do compasso."e a Hora é o "Período de sessenta minutos; pequeno espaço de tempo; momento preciso...". “Segundo a teoria da relatividade o tempo transcorrido entre dois eventos não é o mesmo para dois observadores em movimento relativo. Por exemplo, o tic-tac do meu relógio não será igual ao do seu se estivermos em movimento relativo um ao outro."

sábado, 19 de setembro de 2009

Tempo?

“Tempo” não possui ao certo uma definição, ou melhor, nem sabemos por que o seguimos, ou por que as horas foram impostas como são até hoje. Poderíamos definir o tempo de várias maneiras conforme nosso ponto de vista, afinal estamos querendo cada vez mais aproveita-lo, ou mesmo utiliza-lo de uma forma melhor. Sabemos também que sem ele nossa rotina não existiria, e nossa vida seria um caus quase impossível de ser controlado. Isso tudo porque a evolução nos trouxe à isso, à tudo o que temos hoje.
Antigamente usava-se relógio solar, que utilizava o nascer do Sol para começar a contagem das horas, o que fazia com que as mesmas variassem conforme as estações do ano. Visando tais problemas, em 1851 estabeleceu-se o Meridiano de Greenwich, dividindo o nosso planeta em ocidente e oriente. Com isso, surgiram os fusos horários, que funcionam conforme o movimento rotativo da Terra e que também correspondem às horas.
Os fusos não foram criados apenas por interesse geográfico ou por necessidade de organização: havia também um grande interesse econômico nisso tudo. Muitos locais se uniram e acabaram aderindo ao mesmo fuso, com o intuito de facilitar a comercialização de produtos, trocas, vendas, enfim, para “benefícios”. A China, por exemplo, é uma das exceções dos fusos horários, pois ela possui apenas um fuso, quando deveria existir pelo menos quatro. Isso mostra uma grande distorção das horas, pois no inverno em alguns locais do país o Sol nasce por volta das nove horas da manhã.
Agora vamos refletir: seria bobagem, e até contra a natureza, unificarmos os fusos? De certa forma, sim. Nosso relógio biológico funciona conforme o dia e a noite, estamos acostumados à rotina imposta e seria idiotice decretar uma unificação desse tipo. Também porque atenderia apenas os interesses econômicos de empresas de televisão e rádio, por exemplo, em virtude da exigência da exibição da grade de programação em cada horário indicado. Os fusos beneficiam de certa forma à todos nós, seja pela economia ou pelo costume. O Estado “fez bem” em criá-lo, precisamos dele para nossa própria organização e estabilização.

O que é o tempo? o dia? a hora?

Se não me perguntarem, eu sei o que é. Se tiver de explicar para alguém, não sei. O problema é que o passado não está mais aqui e nunca mais irá voltar, o futuro ainda não chegou só temos que esperar e o presente é o que nós estamos vivendo agora e o que daqui a pouco será o nosso futuro que voa tão rápido que parece não ter extensão alguma. Aliás, se o presente só surge para virar passado, não daria pra dizer que o tempo é uma caminhada rumo à não-existência?
Para alguns sim, mas para mim o tempo é um registro de toda a história que ninguém tem acesso a todo este conteúdo, o tempo é simplismente muitas vezes a pior coisa para alguns, que acaba até nos afetando e nos machucando sentimentalmente mas as vezes é o melhor remédio para estes sentimentos que muitas vezes se machuram com o próprio tempo que um dias os machucou. E simplismente o tempo é tudo, porque hoje há tempo para matar, para viver e para morrer, há tempo de guerra e de paz há tempo para aconteçer tudo.
Tudo aconteçe em dias que são nada mais, nada menos uma consequência do nosso tempo, é mais ou menos o modo do homem calcular e ter maiores informações do tempo em que as coisas ocorreram, como ocorreram, mas hoje o homem não tem controle de nada, nem passado nem presente, nem futuro o dia é só um detalhe algo que te diz q nesse periodo de tempo tu vai quem sabe fazer algo, mas ninguém sabe o que vai fazer, como vai fazer e o que vai aconteçer.
Mas os dias e o tempo tem tudo a vê com as horas, principalmente o tempo porque cada segundo que passa é o tempo que está passando, cada minuto que eu perco escrevendo isso é um pouco do tempo do restante do meu dia, as horas são nada mais, nada menos que a contagem regressiva do final nosso presente e do inicio do nosso futuro.
Cada hora que passa, cada dia que passa e o quanto mais o tempo passa mais a política no nosso país piora e se esclareçem e mais os interesses econômicos das pessoas apareçem em cada vez mais querer ser ricos e poderosos para oder cada vez mais ter mais e mais poder e quanto mais o tempo passa, mais as coisas pioram, mais as coisas se agravam dentro da nossa política brasileira tendo hoje no comando do país políticos que mutias vezes não sabem nem as leis do seu próprio país direito, simplismente não sabem nada apenas roubar do povo a cada hora que passa, a cada dia que passa e seus interesses econômicos de serem cada evz amis ricos aumenta de acordo com o tempo.
O TEMPO

O tempo, o que é isso? Como surgiu? Porquê surgiu? No texto a seguir, irei explicar o que é o tempo, para que o leitor saiba porque o tempo foi criado, para o que serve o tempo e que diferança o tempo fez na vida, ou melhor, na história do ser humano.
Segundo o dicionario Aurélio, tempo é a sucessão dos dias, horas, anos, etc., que envolve para o homem a noção de presente, passado e futuro.
Na minha opinião, o tempo não é só o movimento que a terra faz em torno do sol, tornado deste jeito, possível haver o dia e a noite. O tempo foi um objeto que o homem criou para se organizar melhor, e assim dividindo o tempo em segundos, de segundos para minutos, de minutos para horas, de horas para dias, de dias para semanas, de semanas para meses, de meses para anos, e assim por diante. E esse tempo que hoje ninguem quer desperdiçar, pois se for desperdiçado, no futuro ele causará muitos problemas. Por exemplo: Um aluno tem que produzir 200 paginas falndo sobre um assunto que o professor deu em sala de aula para entregar na proxima semana, ao invés de produzir o seu texto no tempo determinado, desperdiça o seu tempo faznedo outras coisas(computador, video game, futebol, skate, etc.), acaba deixando para a ultima hora e no fim não consegue pois não teve tempo. Essa é uma das importâncias do tempo porque nos dias de hoje, tempo é dinheiro.
Além desse tempo relacionado a horas, dias, etc., há também o tempo relacionado ao clima, nesse tipo de tempo que o homem na pré-história se organizava, logo quando ele começa a produzir o seu proprio alimento, para ele saber quando é a época que nascem os frutos, quando é a época que se deve plantar esses frutos e para saber também, quando é a época de colheita desses frutos.
E com isso, eu concluo que, o tempo nunca se deve ser jogando fora, pois ele é muito precioso e é com o tempo que todos nós nos organizamos.

O Que é o TEMPO?

O tempo sempre foi tratado como um conceito adquirido por vivência, indefinível em palavras. A concepção do tempo tem sido muito discutida desde o início da cultura ocidental, até hoje. Nós nunca sabemos quanto tempo nos chegaremos a tal lugar apenas se for controlado. O tempo tem que ser encarado ao meu ponto de vista como uma espécie de ouro por motivos óbvios como: quando o dia termina ele nunca mais voltará então se tiver um aniversário de dez anos aproveite porque esse será o único de dez anos que terá. O tempo é difícil de se explicar. Ele pode ser amado por muitas pessoas como os jovens que não percebem que estão mudando e começa a mudar as suas atitudes ficam mais “canxeiros” da vida sabendo como é o mundo lá fora explorado mais do nosso ele sem perceber o quando mudaram. Começamos a perceber que o tempo passa rápido quando estamos ficando mais velhos para fazer o que mais gostamos aí a palavra diária aparece “nossa nem percebi o tempo passar”. O tempo ele não deve ser explicado ele deve ser aproveitado. Como o tempo deve ser aproveitado? Apenas seja feliz. Isso faz com que você tenha aproveitado bem o dia e não terá problemas. Para muitas pessoas o tempo tem significados diferentes como a ciência o tempo é dividido em horas,minutos,segundo e milésimos. Para os filósofos é dividido em fases da vida, infância,adolescência, fase adulta e velhice. Temos que mudar nossa frase de “o tempo está fugindo de mim” para “tenho tempo suficiente para mim”. Existe tempo para tudo para estudar, jogar, descansar tudo no seu devido horário.
“Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.” Marcel Proust

A Semana é...

Para um preso, menos 7 dias
Para os felizes, 7 motivos
Para os tristes, mais 7 dias
Para a esperança, 7 novas manhãs
Para a insônia, 7 longas noites
Para os sozinhos, 7 chances
Para os ausentes, 7 culpas
Para os empresários, 25% do mês
Para os economistas, 0,019 do ano
Para o pessimista, 7 riscos
Para o otimista, 7 oportunidades
Para a terra, 7 voltas
Para cumprir o prazo, pouco
Para criar o mundo, o suficiente
Para uma gripe, a cura
Para a história, nada

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

The time

Putz! Falar sobre “O Tempo”, “The Time”, “час”,” 時間" (by google traslation), isso ai é complicado, imagina só, eu ia falar sobre o tempo, mas, agora ele já passou, por isso fico meio confuso, o que é na verdade o tempo?
Para uns caras meio malucos da física, o tempo é uma dimensão do espaço, a quarta dimensão, talvez até, seja a única dimensão real, e, também que o tempo seria um dimensão superior a da mente. Bom, daí já não sei, mas, acho melhor pensarmos no tempo divido em dois, o tempo comercial e o tempo real.
Acho que o tempo comercial seria o tempo que veio para nos auxiliar a se organizar, a nos ajudar a constituir uma sociedade “civilizada” com horários, compromissos, bom, mas daí tu pensa, será que ela veio nos auxiliar? Ou, na verdade, ele foi feito para nós sermos ainda mais robôs servindo o “estado”, isso ai já é de cada um, mas ninguém sabe ao certo se são os “aliens” que nos controlam, e criaram o tempo para termos um momento para dormir, que na verdade é o momento que eles vem e fazem as experiencias.
A hora, dia, semana, mês, ano, para mim são epenas divisões e sub-divisões do tempo que o ser humano criou para poder talvez, intende-lo e explica-lo melhor, e também para organizar-nos. Sim, até ai tudo bem, mas, outro problema, a terra é redonda, e em diferentes locais do mundo, ao mesmo “tempo” temos quantidades de luz solar diferentes, isso é um grande problema, pois, se aqui é 9 da noite e é escuro, no japão que fica do outro lado do mundo, seria as nove da noite, mas, seria dia, isso seria uma confusão total. Então, o homem, criou o Meridiano de Greenwich, que é uma linha imaginária que passa sobre as localidades de Greenwich e corta o mundo verticalmente, e com ele, podemos definir os fusos horários, que são variações do horário de local pra local. A cada quinze graus de largura longitudinal, para direita, a partir do Greenwich, adicionamos uma hora ao horário global do Greenwich, e, para esquerda reduzimos uma hora.
Sobre o tempo real nem vou falar, acabei de ler um texto aqui enorme falando sobre o tempo, bá, que coisa maluca, no momento acredito que a cada dia os cientistas se contrariam tentando explicar como o tempo funciona, por isso nem vou comentar sobre ele, mas, pra quem quer ler, clica aqui.

Valeu, abraços pra todos, Grégory

A necessidade da existência do tempo

É muito complicado explicarmos o que é a palavra tempo, ela pode ter vários significados. O tempo para ciência é dividido em intervalos ou períodos de duração de dias, horas, minutos e segundos. Já o tempo para a filosofia é divido em fases da vida, infância, adolescência, fase adulta e velhice, é um tempo no qual todas as coisas que a experiência nos mostra nascem, existem e morrem. Para os religiosos o tempo não existe como nós o concebemos daí a frase que “o tempo de Deus não é igual ao tempo do homem” se analisarmos esta frase veremos a relação de que um século para o homem pode ser um segundo para Deus. O tempo foi convencionado pelo homem para através disso dividirmos o nosso dia e nossas atividades como podemos dizer: “existe hora para tudo” para dormir, para nos alimentarmos, para estudar e como organizaríamos a nossa vida sem esta convenção de tempo? Toda a sociedade é direcionada e guiada pelo que nós homens chamamos de tempo. As atividades econômicas mundiais, os mercados internos e externos dos países, a bolsa de valores , as transições políticas e até mesmo sociais são controladas pelo tempo. Que tempo um governante fica no poder? Através deste parâmetro são organizadas todas as suas ações. Os interesses econômicos dependem do tempo. Sem o tempo não existiria uma sociedade moderna, no tempo das cavernas, por exemplo, os seres humanos já tinham uma noção de tempo, sabiam da existência dele e faziam já naquela época alguns instrumentos que com o passar do tempo foram se aprimorando e se organizando. A invenção do tempo foi uma necessidade vital para a organização da sociedade.

O TEMPO

Após uma reflexão conclui que o tempo pode ser interpretado de diversas maneiras sejam elas quanto tempo dura para ir do local A até o local B ou em que período (do tempo) ocorreu tal ação histórica, coisas assim são todos os dias interpretadas mas aqui irei escrever sobre aquele tempo em que nos deparamos todos os dias , tal como a hora, a hora é uma das partes do “tempo” que foi criada para que se exista uma organização em nosso dia, para que haja um certo horário para cada coisa e para que possamos nos dividir em realizar o que queremos, uma outra parte do tempo é também conhecida como dia que nele constitui-se horas para que possamos fazer o mesmo no dia seguinte, ir ao trabalho, aos estudos, chegar em casa e fazer tudo novamente no próximo dia (nota-se que para estas três ações há uma hora específica). Nos perguntamos porque foi tudo criado desta maneira, este é um dos motivos pelo qual o tempo existe para que o mundo em que vivemos não pare nunca ele tem que ser ativo porque se todos parassem por apenas um ou dois dias praticamente a população mundial entrará em colapso tanto na política como na economia. O tempo é usado em grande escala quando falamos em economia porque para cada investimento que acontece o tempo depende dele para que seja feito mais rápido assim fazendo com que a economia global se movimente rapidamente sem que aconteça uma queda econômica. Os fusos horários criados pelo tempo meridiano de Greenwich em inglês o famoso GMT faz com que cada região do planeta seja uma longitude que administrada por fusos horários comprem seu trabalho como esforços globais sejam eles econômicos, políticos e até sociais. Uma das coisas que são ditas é que devemos recuperar nosso tempo perdido teoricamente isto é impossível pois o tempo é um só divido em partes nós não ganhamos tempo a cada momento que se passa estamos perdendo o tempo, também não há como retrocede-lo deixando qualquer erro global sobre ele em estado crítico.

Infelizmente não podemos voltar/avançar no tempo mas quem sabe um dia?

O que é o tempo?

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas reclamando por falta de tempo. Todo mundo é guiado por períodos, horas, minutos... Sem isso a ordem que conhecemos hoje seria inexistente. Mas afinal o que é o tempo? Segundo o míni dicionário Aurélio, de 1993, “o tempo é uma sucessão de anos, dias, horas, etc., que envolve a noção do passado, presente e futuro”. O tempo não passa de uma marcação criada pelo homem para limitar períodos, fases importantes de sua vida ou de determinada civilização.

Mas, o que é a hora? O míni dicionário Aurélio, 1993, diz que a hora é “a 24ª parte do dia natural, ou do tempo que a Terra leva para fazer uma rotação completa sobre si mesma; tempo exato”, A hora é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra. Uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos. A hora foi originalmente definida no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal.

Todas essas divisões são feitas com base no Meridiano de Greenwich, que é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT). Apesar da confusão em relação ao meridiano principal, já no ano de 1884 mais de um dois terços dos navios usavam o Meridiano de Greenwich como referência de longitude. No mês de outubro daquele ano, sob os auspícios de Chester A. Arthur, então presidente dos Estados Unidos, 41 delegados de 25 nações se encontraram em Washington, DC para a Conferência Internacional do Meridiano. Esta Conferência selecionou o Meridiano de Greenwich como meridiano principal devido à sua popularidade.

Tempo, tempo, tempo...

O que é o tempo, está incógnita que a muitos fascina e a todos falta?
É algo realmente difícil de explicar o que é o tempo, está em constante e eterna mudança, e, penso eu, sempre existiu e sempre existirá, não existe um “Ínicio dos Tempos” e nem um “Fim dos Tempos”. Você pensa "que horas são agora?", e quando você olha para o relógio, a hora já mudou. É uma concepção, o relógio é uma coisa inexata que os homens inventaram para medir o tempo, e organiza sua vida, sua rotina, com base nele. Cada vez mais a humanidade depende mais do tempo, temos sempre que fazer coisas em um certo período, e se não fizermos, de uma forma ou outra nos damos mal. A expressão time is money se torna cada vez mais usada e real. As horas, os dias, as semanas, meses, anos, milênios, ou seja lá o que for, é uma concepção, isso não existe de verdade, é apenas uma forma que usamos para nos organizar e organizar a história.
O horário mundial é definido pelo Meridiano de Greenwich, sendo ele o ponto zero, e a cada 15° na longitude, é adicionada ou diminuída uma hora (há casos especias). Antigamente, cada nação (principalmente as européias) tinha o seu meridiano inicial, dentre elas a Inglaterra. Segundo as minhas pesquisas, Greenwich foi definido como o meridiano inicial em uma conferência realizada nos Estados Unidos, onde participaram vários países, incluindo o Brasil. Greenwich era o meridiano mais usado na navegação, mais ou menos dois terços dos navios, e por causa desta popularidade ele foi escolhido. Na ocasião da decisão, foi definida também a padronização da hora e dos dias no mundo.

Tempo

O que é o tempo...

Hoje, ao procurar "tempo" no famoso site de buscas você acha vários "links" para previsões do tempo, no caso, a temperatura, se irá fazer sol, se choverá.Já para a Física este conceito é definido como a relação entre espaço/tempo. Segundo a teoria da relatividade "o tempo transcorrido entre dois eventos não é o mesmo para dois observadores em movimento relativo".O que é totalmente concordável para mim.Eu acho que o tempo, em termos de acontecimentos decorridos, um após o outro, não passa , pode-se dizer, na mesma "velocidade" para duas pessoas que estáo realizando coisas diferentes, pois, quando você está fazendo algo que gosta, tem a sensação de que o "tempo" passou rápido.Já se você não gosta do que está fazendo, o "tempo" parece passar mais devagar.

O dia pode ser definido, na minha opinião, com apenas uma frase, o período temporal para a total rotação de um planeta, o que no Planeta Terra dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.Informação na qual eu tomei conhecimento no dia em que o Professor Donarte nos entregou um polígrafo,na "época" estávamos estudando os planetas, o sol etc.Outra informação que tomei conhecimento por via de meu professor foi de uma teoria de Einstein que dizia: "Digamos que dois irmãos gêmeos com 15 anos fossem separados,um fica na Terra, e outro entra numa nave e fica girando em orbita da Terra na Velocidade da Luz durante 30 anos.Após isso eles se encontram novamente. O que ficou na Terra possui agora 45 anos, já para o outro, o tempo não passou, ele possui agora 16 anos".Extremamente interessante, mas para falar a verdade, na minha opinião isto não aconteceria, pois, o "tempo" não passa conforme os dias passam, ou os anos,séculos etc.Nós envelhecemos pois é assim que somos "feitos",não importa quanto tempo dura um dia, se por exemplo, viajássemos para um planeta no qual o dia demora 48 horas para passar , teremos então envelhecido dois dias Terrestres , não apenas um, pois é dessa forma que envelhecemos.Segundo o meu conceito de dia, citado acima, o dia é o período de total rotação de um planeta, mas e se o planeta parasse de girar, não envelheceremos?

A "Hora", é constituída de 3600 segundos,ou 60 minutos (conjunto de 60 segundos), mas não me pergunte o que são "segundos".Se foi dito que um dia possui 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, arredondados por todos para 24 horas, uma hora é, logicamente, 1/24(um, vinte e quatro avos) de dia. Greenwich, é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich(cidade localizada perto de Londres, Reino Unido), e divide o Globo Terrestre em Oriente e Ocidente, permitindo-se calcular a longitude.Quando o Brasil aderiu a convenção de Greenwich, os fusos foram criados, obedecendo os interesses políticos e econômicos da época.São Paulo que está oficialmente no mesmo fuso de Mato Grosso preferiu juntar-se aos demais estados do litoral, a maioria com uma hora de diferença.Para facilitar as transações comerciais com as unidades, digamos, mais prósperas.O Rio Grande do Sul também está incluído no GMT-4, mas ficou, pelas mesmas razões, que São Paulo.

Na minha opinião, o meu conceito de "Tempo" foi completamente esclarecido neste texto, espero que tenha esclarecido ou até mudado o seu.

O Tempo

O tempo é aquilo que tudo que vive estão sujeitos, já que tudo tem um certo tempo de vida ou de utilidade, um exemplo são as maquinas que são usadas até outras mais avançadas e com melhores recursos são criadas e assim as antigas perdem sua utilidade.
Um segmento do tempo é o dia que foi chamado assim já expressar o passar do Sol por uma parte do planeta e para ter-se uma noção melhor do dia foi criada as horas, mas se formos olhar as horas no Brasil (Brasília) e na Inglaterra (Greenwich) se nota que as horas estão diferentes, isso porque cada parte do mundo tem seu próprio fuso horário.
O porquê disso é que Greenwich é o meridiano central, isso foi primeiramente estabelecido por Sir George Biddel Airy, um matemático e astrônomo britânico e definido por um acordo internacional em 1884.

Refletindo sobre o tempo!

A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração,tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.
As unidades de tempo mais usuais são o dia , dividido em horas, e estas em minutos, e estes em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este último pode agrupar-se em décadas, séculos e milênios.O dia é unidade de tempo equivalente a 24 horas em média. A hora é é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra.A hora foi definida originalmente pelas civilizações antigas (incluindo o Egito, Suméria, ìndia e china) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr do sol ou como um vinte e quatro avos de um dia . Em ambos os casos a divisão refletia o amplo uso do sistema de numeração duodecimal e do costume de manter o padrão entre diferentes grupos de informação (12 meses, 12 signos zodíacos, 12 pontos principais no compasso, uma dúzia). O Meridiano de greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres , Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quanto tempo o tempo tem?

"O tempo perguntou pro tempo, quanto tempo o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo: o tempo tem tanto tempo que nem o tempo sabe quanto tempo o tempo tem. ’’
Você saberia dizer quanto tempo o tempo tem? ou para que serve? Assim de cara, sem olhar em lugar nenhum?! Não, “né”? Santo Agostinho já dizia:
“tempo é um dos grandes mistérios do universo. É o tipo de coisa que todo mundo pensa que sabe o que é, vive reclamando a sua falta, e no embalo da histeria coletiva acaba perdendo não apenas ele, o tempo, mas outras coisas mais. "
Talvez você nunca tenha parado pra pensar que tudo na nossa vida gira em torno do tempo, temos hora pra tudo. Almoçamos meio-dia, jantamos de noite. E você sabe por quê?! Sabe por que de todo mundo almoçar meio-dia, de de noite ser a hora da janta? Esses horários não foram definidos pela nossa geração, vem de tempos atrás, quando o homem criou o tempo para marcar fases e períodos da sua história.
Nunca vi um ser humano não reclamar que faltou tempo pra isso, ou que demora muito para a hora passar quando a gente faz aquilo. Reclamar que falta tempo todo mundo sabe, mas será que sabemos fazer esse tempo valer à pena?
O mundo gira, o tempo passa e as coisas mudam. Quem sabe não está na hora de darmos valor ao tempo que temos agora, e usá-lo para fazer a diferença? Para mostrar que o tempo pode ser nosso aliado, que podemos conciliar as coisas, ter mais paciência e viver tranquilamente.