terça-feira, 14 de julho de 2009

Visitem os colegas!

Convido todos a dar uma passadinha no blog da turma 212. Está muito bom!


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Consciência Ecológica Planetária

Prezados educandos,

Em virtude da oficina de grafitismo, que vocês estiveram desenvolvendo ao longo do dia de hoje, quinta-feira, 09 de jul. e que tinha por tema a "Consciência Ecológica Planetária", achei pertinente deixar-lhes um material para que vocês pudessem aprofundar os conhecimentos relativamente a isso.

O termo "Consciência Ecológica Planetária" surgiu nos últimos anos (décadas de 1970 e 1980), especialmente após o trabalho de James Ephraim Lovelock; com os famosos livros intitulados: “As eras de Gaia: uma biografia da nossa terra viva” e “Gaia: um novo olhar sobre a vida na terra” e outros.

Lovelock defende, em seus livros, o que ficou conhecido por Teoria Gaia ou Hipótese Gaia (Gaia era, para os gregos antigos, a deusa da Terra (ou a própria Terra) que, juntamente com Urano (o Céu), deu origem aos demais deuses), segundo qual a Terra é, praticamente, um sistema vivo. Isso é notado, segundo Lovelock, através da evolução geológica do planeta. Ou seja, para ele, ao longo dos bilhões de anos (4,5 ou 5,1 dependendo da literatura pesquisada) a Terra praticamente manteve a mesma distância em relação ao Sol que, por sua vez, em seu processo de fusão nuclear, passou a ser cada vez mais quente. Assim, nos primeiros milhões de anos da formação nosso planeta, a temperatura era bem mais baixa do que a atual, e, mesmo assim, a Terra “soube” estabelecer condições adequadas à vida, aquecendo-se. Mais recentemente, então, à medida que o Sol foi se tornando mais quente (Obs.: não confundir isso com possíveis explicações para o Aquecimento Global) a Terra foi “inteligentemente” equalizando sua temperatura interna e mantendo as condições necessárias à vida, resfriando-se. Assim, como se pode ver, Lovelock defende que o planeta é um sistema auto-organizado capaz de responder aos estímulos astronômicos externos.

NOTA: Lovelock defende que a Terra é, inclusive, capaz de responder à estímulos internos, ou seja, responder ao próprio homem que vem tentando destruí-la. Sobre isso ver: A Vingança de Gaia!

Muitos outros autores também ajudaram na construção e conscientização a respeito dessa temática. Assim, termos como Bioética surgiram e receberam muitas definições. No Brasil, e, mais especificamente no rio Grande do Sul, o mais famoso teórico que trabalhou pelo meio ambiente foi José Lutzenberger que defendia, entre outras coisas, que é a pequena propriedade que é capaz de eliminar a fome neste país, pois, é nela que o pequeno produtor planta a variedade (batata, cebola, milho, alho, tomate, alface, aipim, laranja, bergamota, limão, nabo, amendoim, etc.). Para Lutzenberger, na grande propriedade é diferente: nela se planta apenas uma única cultura, geralmente sem comprometimento com a alimentação (fumo, por exemplo), o que nunca poderá eliminar a fome, pois, não fornece variedade!

O fato é que "Consciência Ecológica Planetária" é necessária porque, como vimos em várias situações, a Lei, por si só, não é suficiente para que os seres humanos parem de agredir o meio ambiente (o que guarda íntima relação com a Justiça e com a Paz, conceitos sobre os quais tanto falamos ultimamente). Dito de outro modo:

“O direito é, ao mesmo tempo, [...] impotente. Quem o fez pode a qualquer momento desfazê-lo [...] O direito, por si só não poderia criar uma civilização [...] definir, por nós, a diferença entre o Bem e o Mal.” (GUILLEBAUD, 2003, p. 23-24).

Então, se a Lei e o Direito não são capazes de garantir a Justiça e uma ecologia sustentável, resta a nós fazermos isso! E é por isso que se agregou aos termos ambientais “ecologia” e “planetário” a palavra consciência. Tudo isso depende do vocês, educandos, porque tem a ver com a Educação (com "e" maiúsculo).

Vamos debater sobre isso em sala de aula! Qualquer dúvida é só perguntar!

Pensemos, ou ainda, continuemos a pensar sobre o assunto...

Abraço,

Prof. Donarte.



REFERÊNCIAS


GUILLEBAUD, Jean-Claude. A reinvenção do mundo: um adeus ao século XX. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2003.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Justiça e suas Definições

Segundo Aristóteles, a justiça é a virtude de ordenar e dirigir a convivência humana. Se pararmos para pensar, ele sempre esteve certo quanto a isso, pois se não houvesse relações entre as pessoas, não seria preciso existir a justiça, e muito menos existiria injustiça, nem os problemas sociais que infelizmente nos cercam.
A injustiça também é muito discutida, é um ponto forte dos problemas no mundo, que parte normalmente de uma série de problemas sociais, como por exemplo, a desigualdade social. Esses problemas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, e piorando cada vez mais, chegando ao ponto de ser quase impossível de serem resolvidos. Definir o conceito de injustiça é um pouco complicado, pois cada indivíduo tem seu ponto de vista em relação ao mesmo, e o que é considerado injustiça para alguém, pode não ser considerado pelo ponto de vista de outra pessoa.
Particularmente, acho que justiça é definida como algo extremamente importante para a sociedade, um fenômeno social que funciona impondo leis para uma convivência justa e honesta entre as pessoas. Ela existe porque é preciso impor limites a todos, já que a sociedade cada vez está indo mais para “caminhos ruins”, é preciso conscientizar as pessoas de que devem começar a agir por si próprias, cada uma agindo justamente, não provocando brigas, violência, ou outro qualquer tipo de problema grave que possa ocorrer. É sempre bom prevenir do que remediar, e é melhor que cada um atue honestamente, para que automaticamente ajam melhoras significantes.
Imagine um mundo em que não houvesse guerras, preconceito, fome, desigualdades, pobreza e violência. Esse mundo ideal ainda está longe de se tornar real, mas se cada um agir por si, quem sabe um dia isso deixe de ser surreal?

Paz no Mundo...

Uma palavra tão singela e essencial para todos os povos do mundo, onde o homem precisa fazer a sua parte para que a paz reine e predomine.
E só depende de cada um para que haja harmonia, felicidade companheirismo e compreensão em qualquer lugar. Cada ser humano tem o dever de trazer para o mundo mais felicidade, e que todos consigam ser mais humanos para que o mundo seja melhor, com menos violência.
A paz depende de cada um de nós. Faça a sua parte...

O que significa Paz?

Qual será o verdadeiro significado para paz? De onde surgiu a paz? O que é paz? Paz se cria ou se nasce com ela?Estas são perguntas que ninguém se faz então respostas para elas existem mas poucas sabem, mas essas perguntas são de respostas de cada um individualmente depende do que a pessoa acha o que é paz para poder dizer se paz se cria ou se nasce com ela. Para mim a paz se cria, porque a pessoa que mora no meio de uma favela violenta com pais metidos nas drogas e na violência, ela não teria paz onde mora nem em sí mesmo porque paz é um estado natural do espirito da gente e a pessoa que nasce no meio desse mundo, com certeza não terá paz e será influênciada a viver neste mundo em que nasceu sem nenhuma paz.
Com a paz não "existindo" em muitos lugares o único jeito de conter pessoas violentas, drogadas que seguem sempre o caminho ruim teve que existir a justiça para diminuir a criminalidade do mundo mas a justiça que é pra um, ão é a mesma para outro isto é que justiça serve para castigar uma pessoa que cometeu algum crime porque não existe e não tem como fazer justiça de um assassinato a pessoa que morreu, morreu e não importa se for feita a "justiça" porque não trará esta pessoa de volta a vida e só castigara a pessoa que cometeu o crime para não reptir mais este tipo de coisa, isto que é justiça castigar a pessoa que cometeu um delito, um crime.

Climas no Brasi

O clima no Brasil é extenso com diversidade de formas de relevo, á altitude não é tão grande quanto a da Bolívia que possui uma altitude aproximadamente 3.000 metros acima do nível do mar. Como o Brasil não tem uma única temperatura temos diversas
temperaturas e podemos perceber uma coisa a maioria das temperaturas são quentes diferentes de muitos países cujo a temperatura chega a ser negativa. Para falar das temperaturas primeiro é melhor esclarecer o que é latitude e longitude. A latitude mede 90º sul ao norte do Equador e a longitude descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste. As temperaturas bem explicadas estão no quadro abaixo:


Tipos de Climas
1. Subtropical: Ele está presente mais nas regiões sul pega as cidades de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse clima costume ser bom no verão porque é um calor e úmidos e os invernos secos e frios.
2. Semi-árido: Essa temperatura e bem como eu disse no texto ela pega as cidades do nordeste ela é calor quase todo o ano.
3. Equatorial: Essa temperatura é outra que é quente quase todo o ano, mas com capacidade de chuva maior. Pega a região da Amazônia.
4. Tropical: Essa temperatura é simplesmente elevada (média de 20ºC) a mesma presença de umidade e de chuva.
5. Tropical de Altitude: Esse clima ele não é constante ele varia muito do firo para o quente ou do quente para o frio (mais ou menos de 15 a 21º C). Pode até ocorrer geadas. Presentes nas cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira.
6. Tropical Atlântico (Tropical úmido): Esse é bem quente porque no verão pode atingir até 40ºC e no inverno cai a temperatura de 20ºC então está mais para quente do que para frio. Presente na do Sudeste.


Esse foi as explicações sobre as temperaturas do Brasil agora vem as massas de ar.
O que é massa de ar? São as atuações dos fatores dinâmicos sobre os climas encontrados no território brasileiro. Existe citarei em forma de tabela esse tipos. Elas são porções individualizadas do ar atmosférico que trazem as condições gerais do tempo do local onde se formam.


Massa de ar
1. Massa Equatorial Atlântica (MEA): Ela está nas regiões do Norte e Nordeste e ela é caracterizada por seus ventos.
2. Massa Equatorial Continental (MEC): Ela é quente e úmida está na região da Amazônia ocidental. Por causa do encontro dos ventos do hemisfério norte com o hemisfério sul isso é chamada de zona de convergência intertropical.
3. Massa Tropical Continental (MTC): Conhecida com o coração da América do Sul quente e seca. E também é conhecida como bloqueio pode durar até 15 dias.
4. Massa Tropical Atlântica (MTA): Quentes e úmidos são gerados pela rotação da terra e a passagem de centros de alta pressão sobre o oceano. Ela é mais sentida na região Sudeste e Sul.

......Justiça......

A justiça é muito difícil de ser conceituada, ou explicada, pois ela não tem um significado único,ou uma definição, ela é uma palavra ligada a milhares de conceitos.Pois algo pode ser justo para um, e completamente injusto para outro

Eu não me julgo alguém que consiga conceituar paz, mas posso tentar explicá-la do meu ponto de vista.

A justiça, na minha opinião, foi criada quando a Paz não conseguiu "segurar as coisas".Pois se a Paz reinasse em nosso mundo, justiça não precisaria existir, pois a Justiça só precisa exercida quando não há Paz.

Ela existe para que cada ser humano perceba e consiga distinguir o certo do errado, para que cada um tenha o que é seu por direito, e para que todos exerçam seus deveres corretamente, para que todos sejam considerados iguais perante a lei. Se a Paz estivesse dentro de todos, como uma virtude, a Justiça só existiria para mantê-la.Mas isso não é a nossa realidade, a Justiça tem de ser exercida para que tudo ocorra nos conformes. a Justiça é a "exercedora ", a "executadora "da Paz.

Cada ser humano, a medida que vai conceituando a "Justiça" em seu ponto de vista, vai criando um senso de justiça, um senso crítico sobre o que é certo e o que é errado, o que deve ser feito, e o que não deve em cada situação de seu cotidiano.

Um dos pontos que leva a Justiça a ser muito difícil de ser executada é que quando você é o opressor, você terá um ponto de vista, e quando você é o oprimido, terá outro.É muito difícil uma pessoa conseguir se colocar no lugar da outra, e saber exatamente o que ela sente, ou o porque dela ter realizado um ato, pois cada um tem um ponto de vista, e se a pessoa realmente realmente personalidade ela não será induzida a realizar algo.

Paz no mundo?

Paz, é a palavra que deveria estar na cabeça de todos nós, mas não somente por estar, mas sim, para termos uma consciência mais limpa, sem mortes, sem assaltos. Se todas as pessoas pensassem mais nos atos feitos, pensassem se aquilo que fizeram era o certo, nao precisaria haver prisões, justiça, etc. A maioria das vezes é preciso primeiramente ter justiça para depois obtermos a paz. Em outras palavras precisamos de debates e discussões para que após as coisas se resolvam, tendo também momentos que isso não se resulta em nada, ficando do mesmo modo.Devido a isso, temos que ter mais sabedoria e consciência no que fazemos, pensar mais no próximo. A paz é muitas vezes resultado da justiça, aquela que nos faz pensar nos nossos atos.Quando refletimos sobre o mundo, vemos que querendo ou não, nunca haverá a paz absoluta, pois sempre haverá aqueles que assaltam, matam, sequestram. Muitas vezes, as pessoas não fazem isso por diversão, e sim porque não tem din heiro para comprar um simples pedaço de pão. Mas nunca devemos desistir de atingir o objetivo de tornar o nosso mundo melhor, nem que seja um pouco, nao devemos desistir.

O caminha da PAZ e da JUSTIÇA

Paz. Como uma palavra tão pequena pode significar tanto para a nossa sociedade. A Paz é uma palavra que devemos guarda-la no fundo do nosso coração.Imagine o que aconteceria com o o nosso mundo se não existisse a palavra paz. Será que paz pode apenas ser conceituada como paz ou tranquilidade? Minha resposta seria sim a tranquilidade é muito importante.
Justiça. Outra palavra pequena com um grande significado. Ele significa ser justa com as pessoas tratar as pessoas como igual. Sem justiça não existe paz porque quando temos um mundo mais justo temos tranquilidade e podemos "dormir com a cabeça tranquila" sabendo que fez a coisa certa e isso é que o mundo deve ser sem justiça não existe a paz. Isso devemos seguir sempre, a violência gera com pessoas injustas, sem paz e bondade. Portanto só cabe a pessoas decidir, se quer viver num mundo bom tranquilo sem culpa ou um mundo destruído pela violência, drogas, desgraça, etc... O meu eu já escolhi e o seu qual será o seu?
Aqui estão algumas frases de pessoas que seguiram certo e servem de exemplo.
"Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho".
(Mahatma Gandhi)
Quer dizer que não existe a paz é uma coisa única mas essa coisa única significa muito e leva a pessoas para o lado bom das coisas.
"Faz o que for justo. O resto virá por si só". (Goethe)
Quer dizer que se você é justo que você já fez a sua parte


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Justiça, palavra mal identificada.

Justiça? O que ser isto?
Bom, para muitos a justiça pode ser, o jeito de como trata o outro, como lidamos em diferentes situações e muitos outros significados. Digamos assim, se eu recebo 250 reais de mesada, ser justo com meu irmão é ganhar o mesmo que eu, nem a mais, nem a menos, esse é um exemplo de justiça.
Mas para muitos, ato de fazer justiça, é, como você irá agir com quem cometeu alguma penalidade, digamos assim, a dona “Erdilcleusa” (elemento A), uma pessoa muito humilde, pobre trabalhadora, é agredida verbalmente pelo elemento B, que aqui chamaremos de “Bola wilson” um homem rico, bem sucedido, que ao pé da letra “desce redondo”. Bom, sabendo que nesse mundo todos nós somos iguais, o elemento B cometeu uma agressão, um ato de injustiça, poque não foi justo com a “Erdilcleusa”, sim isso é fato, uma coisa lógica, mas ai nos vem em mente a pergunta: O que fazer com o elemento A, como seremos justos?
Muitos pensam em fazer ele passar pelo mesmo, para ver como é bom, mas se pensarmos desse lado, você também estará rebaixando-se ao nível dele, sendo assim, contribuindo para o mundo das injustiças. Pensando desse lado, você percebe que depois que uma injustiça foi cometida, mesmo que o outro lhe perdoe, você a cometeu, ou seja, o tempo anda pra frente, oque é dito é dito e não poderá ser “desdito”.
Então vem em mente a pergunta, o que ao certo é JUSTIÇA?
Para mim a justiça é algo totalmente feita por nós, no fundo mesmo, eu acredito que não exista justiça, e sim, uma palavra na qual usamos e que tem um significado que para nós é importante, então, depois que uma pessoa disse que existia a justiça, todos começaram a repeti-lá, o que nos permite analisar que a justiça, surgiu com o crescimento intelectual e cultural do homem, uma coisa nossa. Para analisar bem, pense que antigamente, na época neolítica, não existia justiça, sim, você pode pesar que estou errado, mas não existia a justiça, porque para nós a justiça é apenas uma palavra, e antigamente, não se precisava de palavras, o esquema acontecia naturalmente.
Oque me permite concluir, que estamos nos preocupando demais, com algo que nós mesmo criamos, que talvez, muito provavelmente, seja impossível de alcançar, obrigado, Grégory.

domingo, 5 de julho de 2009

Justiça

No dicionário justiça siginifica, virtude de daer a cada um o que é seu, mas acho que para todos. justiça é fazer o que é certo, seguir leis. Mas será que ela está mesmo sendo cumprida?
Num país em que há várias pessoas passando fome, crianças sem escola ou casa, em que pessoas morrem sem nunca terem aprendido a ler e escrever. Com tanta violência, será que há espaço para a justiça?
Os políticos se preocupam em roubar, em ter dinheiro, em tirar férias. Não seriam eles que deveriam estar cuidando da nossa segurança, escola e saúde?
Para que serve a justiça afinal? Se todo dia vemos escandalos políticos, gente roubando e não sendo presa. Isso é dar a cada um o que é seu, se roubam o que é nosso?
A justiça deveria partir dos governantes do nosso país, porém se eles a descumprem? Quem vai fazer valer os nossos direitos?
Todo dia crianças morrem de fome. A gente vê? a gente sabe? Muita coisa acontece que a gente nem percebe, talvez por não nos mostrarem, ou talvez por não queremos ver.
Será que não temos que abrir os olhos e ver o que realmente acontece ao nosso redor?
Pense nisso!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A paz depende da justiça

A segurança hoje em dia é muito precária.Ocorrem muitos assaltos e existe muita violência nas ruas, mas parece que a polícia não está muito interessada em quem infringe essa lei, pois é muito difícil vê-la rondando os bairros.
Deveríamos nos sentir seguros pelo menos na saída de nossos colégios, mas isso hoje não é possível.Somos assaltados quase em frente a ele.O que acontece é que não estamos seguros em lugar algum.Estamos sempre com medo e deixamos de fazer várias coisas por causa da violência que para muitos é uma coisa normal já que todos os dias assistimos a reportagens sobre pessoas mortas e assaltos.
Por isso que esse ano a campanha da fraternidade tem o lema ”A paz é fruto da justiça”.A paz seria fruto da justiça se ela existisse, mas isso não ocorre hoje em dia.Falar em paz é uma coisa comum, porque muitas pessoas a buscam. Não estamos falando de estar em paz com sua vida, de paz interior, mas sim de paz no mundo, de poder sair tranqüilos sem preocupações.
A justiça pode existir, mas para quem tem dinheiro, pois até isso que deveria ser um direito nosso, temos que comprar.Acho que nunca existirá paz porque sempre haverá pessoas de mau caráter ou que por necessidade precisam roubar para sobreviver, pois mesmo sendo muito triste, isso acontece.O que nos resta é andar sempre prestando atenção quando estamos nas ruas, nunca sabemos se não vamos ser vítimas dessa falta de justiça que existe em nosso país.